Priscila Mancussi vence o II Prêmio Personalidades Literárias e Culturais do Ano 2025 na categoria Iniciativa Literária

A escritora, poeta, professora e consultora literária Priscila Mancussi foi uma das vencedoras do II Prêmio Personalidades Literárias e Culturais do Ano 2025, promovido pela Editora Holandas, na categoria Iniciativa Literária. A premiação reconhece projetos e ações que se destacam pelo impacto social, cultural e educativo na promoção da literatura, da leitura e da formação de leitores.
A escolha de Priscila Mancussi foi resultado de uma curadoria criteriosa, que avaliou a relevância, o alcance e o compromisso da iniciativa desenvolvida com a democratização do acesso à literatura e o fortalecimento da cultura literária em diferentes espaços e comunidades. A categoria Iniciativa Literária contempla projetos que utilizam a palavra escrita como instrumento de transformação social, valorizando autores, leitores e processos formativos.
Com uma trajetória marcada pela atuação na educação, na poesia e na criação de projetos voltados ao incentivo à leitura e à escrita, Priscila Mancussi vem construindo um trabalho que ultrapassa o livro como objeto e transforma a literatura em experiência viva, acessível e coletiva. Suas ações dialogam com escritores iniciantes, jovens, educadores e leitores, promovendo o desbloqueio criativo, o protagonismo literário e a formação sensível por meio da palavra.
Para a autora, o prêmio representa um marco importante em sua carreira. “Esse reconhecimento reafirma que a literatura pode e deve ocupar espaços diversos, aproximando pessoas, criando vínculos e transformando realidades. É um incentivo para seguir acreditando na força da palavra como ferramenta de educação, cultura e humanidade”, destaca Priscila. Ela ainda ressalta a importância de iniciativas como essa, oferecida pela Editora Holandas e parabeniza o trabalho qualificado e respeitoso que a Editora-chefe Sibelle Holanda vem realizando em prol da arte e literatura brasileiras.
O II Prêmio Personalidades Literárias e Culturais do Ano celebra não apenas obras literárias, mas iniciativas que deixam marcas duradouras na sociedade, valorizando ações que fortalecem e expandem o alcance da literatura no Brasil. A conquista consolida o trabalho de Priscila Mancussi como uma referência na promoção da leitura, da escrita e da cultura literária contemporânea.
Sobre a autora

Natural de Cubatão/SP, e residente em Sorocaba/SP, Priscila Mancussi é professora e poeta.
Iniciou seus escritos em 2002. A partir de 2011, começou a receber os galardões poéticos: o poema Silencia foi selecionado pelo Grupo Coesão Poética. Em 2014, o poema Súbito foi selecionado no concurso Sarau Brasil 2014. Em 2016, outro poema publicado pela seleção no 15º Concurso do CNE Vital. Em 2017 o poema A Busca, foi selecionado pela revista digital Aspas Duplas, além de outras participações em antologias como Talento Poético 2015. Em 2017 a poesia Horizonte foi selecionada pela Revista Poesia. Em 2019 as poesias O frio desses dias, Por falar em dor, Gelo e Diversão foram selecionadas em 1º lugar pelo Concurso Poesia Premiada, além de outros concursos e da criação e orientação do Projeto Jovens Escritores na Rede Pública de Ensino de São Paulo, na cidade de Sorocaba.
É Coordenadora do Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba, faz parte do Clube de Escrita de Sorocaba, divulga artistas nacionais, parceira de Clube de Lu e Consultora literária da Editora Nova Sabores.
Em 2023 lançou o livro A festa do Pererê e A pequena Paloma e seus amigos e no mesmo ano recebeu o prêmio Polímata como Referência Literária. Trabalha como divulgadora e consultora literária, e… adora o Saci!
Redes sociais
- El Cristo de la Furia - 20 de janeiro de 2026
- Altíssima Comenda Antoine de Saint-Exupéry - 15 de janeiro de 2026
- II Prêmio Personalidades Literárias e Culturais do Ano 2025 - 15 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


Parabéns Priscila Mancussi! O Prêmio é merecidíssimo.
Todo o teu trabalho em torno da Cultura e, particularmente, da literatura, merece esse reconhecimento.
Sucesso sempre!
Saudações literárias!