Barítono Leonardo Neiva atuou como solista
na apresentação, regida pelo maestro Jamil Maluf
Programa Clássicos pode ser assistido às 21h30 de sábado, 18 de março
A primeira parte do programa traz uma obra rara no Brasil: Cinco Canções Místicas (Five Mystical Songs), do inglês Ralph Vaughan Williams, escrita entre 1906 e 1911. Na segunda parte, a OSP interpreta a Sinfonia em Sol Menor, de 1893, uma das mais importantes sinfonias americanas do século 19, composta pelo cearense Alberto Nepomuceno.
A gravação do concerto ocorreu no dia 18 de dezembro, no encerramento da série Concertos Matinais, ocasião em que a OSP apresentou-se pela primeira vez na Sala São Paulo.
Conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, a Sinfônica de Piracicaba passou por uma reestruturação recente, promovida por Jamil Maluf. Somente em 2016 atraiu quase 20 mil pessoas em seus 13 concertos gratuitos e nos projetos didáticos ABC do Dó, Ré, Mi e Música nas Escolas.
Na opinião do maestro, que também é regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, a “nova” Sinfônica de Piracicaba se destaca pela evolução e qualidade. “A qualidade do conjunto repercute positivamente em todo o país”, lembra Maluf, que é piracicabano e também foi o responsável pela primeira apresentação do grupo no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em julho do ano passado.
Além de depoimentos de Jamil Maluf e Leonardo Neiva, o programa Clássicos entrevistou o violoncelista André Micheletti, professor na USP Ribeirão Preto. O instrumentista piracicabano integra a OSP antes mesmo da reestruturação promovida por Maluf.
A Sinfônica de Piracicaba inicia a Temporada 2017 no dia 25 de março, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Às 16h30 promove a Palestra O Meu Concerto de Hoje e, na sequência, o ensaio geral aberto ao público. A apresentação do concerto, que tem obras de Beethoven e Tchaikovsky, ocorre às 20h30, ambas com entrada gratuita.
Os recursos da Temporada 2017 são provenientes da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e de Educação, e conta com o apoio do Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Rádio Educativa FM, Cultura Artística e Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem).
SERVIÇO – Programa Clássicos, da TV Cultura. Sábado, 18 de março, às 21h30, com Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência de Jamil Maluf e solo do barítono Leonardo Neiva. Gravação realizada na Sala São Paulo, no dia 18 de dezembro de 2016.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.