novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

TV Cultura apresenta a Sinfônica de Piracicaba

image_pdfimage_print

Sinfônica de Piracicaba apresentou-se pela 1ª vez na Sala São Paulo

Barítono Leonardo Neiva atuou como solista
na apresentação, regida pelo maestro Jamil Maluf

Programa Clássicos pode ser assistido às 21h30 de sábado, 18 de março

O concerto de encerramento da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) será exibido neste sábado, 18, às 21h30, pela TV Cultura, no programa Clássicos. A emissora traz a apresentação realizada na Sala São Paulo, regida pelo maestro Jamil Maluf e com a participação de Leonardo Neiva, um dos principais barítonos de sua geração.

A primeira parte do programa traz uma obra rara no Brasil: Cinco Canções Místicas (Five Mystical Songs), do inglês Ralph Vaughan Williams, escrita entre 1906 e 1911. Na segunda parte, a OSP interpreta a Sinfonia em Sol Menor, de 1893, uma das mais importantes sinfonias americanas do século 19, composta pelo cearense Alberto Nepomuceno.

A gravação do concerto ocorreu no dia 18 de dezembro, no encerramento da série Concertos Matinais, ocasião em que a OSP apresentou-se pela primeira vez na Sala São Paulo.

Conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, a Sinfônica de Piracicaba passou por uma reestruturação recente, promovida por Jamil Maluf. Somente em 2016 atraiu quase 20 mil pessoas em seus 13 concertos gratuitos e nos projetos didáticos ABC do Dó, Ré, Mi e Música nas Escolas.

Na opinião do maestro, que também é regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, a “nova” Sinfônica de Piracicaba se destaca pela evolução e qualidade. “A qualidade do conjunto repercute positivamente em todo o país”, lembra Maluf, que é piracicabano e também foi o responsável pela primeira apresentação do grupo no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em julho do ano passado.

Além de depoimentos de Jamil Maluf e Leonardo Neiva, o programa Clássicos entrevistou o violoncelista André Micheletti, professor na USP Ribeirão Preto. O instrumentista piracicabano integra a OSP antes mesmo da reestruturação promovida por Maluf.

A Sinfônica de Piracicaba inicia a Temporada 2017 no dia 25 de março, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Às 16h30 promove a Palestra O Meu Concerto de Hoje e, na sequência, o ensaio geral aberto ao público. A apresentação do concerto, que tem obras de Beethoven e Tchaikovsky, ocorre às 20h30, ambas com entrada gratuita.

Os recursos da Temporada 2017 são provenientes da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e de Educação, e conta com o apoio do Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Rádio Educativa FM, Cultura Artística e Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem).

SERVIÇO – Programa Clássicos, da TV Cultura. Sábado, 18 de março, às 21h30, com Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência de Jamil Maluf e solo do barítono Leonardo Neiva. Gravação realizada na Sala São Paulo, no dia 18 de dezembro de 2016.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo