novembro 22, 2024
O poder cognitivo
Correntezas de um rio
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Últimas Notícias
O poder cognitivo Correntezas de um rio Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados

José Coutinho de Oliveira: 'Monarquismo XXIX ( Rei Arthur)'

image_pdfimage_print

José Coutinho de Oliveira: ‘Monarquismo XXIX ( Rei Arthur)’

         Rei lendário bretão, criador da Ordem da Távola Redonda, filho de Uther Pendragon. Dentre os seus mais conhecidos cavaleiros destacam-se Lancelot, Gauvain, Perceval e Ivain. Segundo a tradição viveu em Caerleon, Wales, País de Gales. Construiu uma cidadela, Camelot, cujos objetivos eram defender o território galês contra invasões inimigas (os saxões) e proteger os pobres. Traído por sua mulher, Ginebra, e por seu melhor amigo perdeu a vontade de viver. Ferido mortalmente na batalha de Canilan em 537 foi carregado, segundo a lenda, por três fadas e que voltará sempre que seu país estiver em dificuldades.

         A busca do santo graal, vaso, cálice, foi enredo das narrativas de cavaleira da idade média. Graal designa o cálice da última ceia, do qual se serviu Jesus Cristo para instituir a Eucaristia. Neste mesmo cálice José de Arimateia recolheu o sangue que corria das feridas de Cristo crucificado. São duas as versões de seu paradeiro: pode ser encontrado na catedral de Valença, Espanha, lavrado em ágata; foi levado com Galaaz, um dos cavaleiros da Távola Redonda que foi arrebatado ao céu.
José Coutinho de Oliveira   
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo