A programação tem início neste sábado (27), às 11h, com a Cia. Theatral C’ũa Quarta Dũa Quarta de Farelos apresentando ‘Lamento da Mula’, na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro.
O Festival de Teatro Quatro ao Quadrado acontece de 27 de maio a 07 de julho, em Sorocaba. A programação tem início neste sábado (27), às 11h, com a Cia. Theatral C’ũa Quarta Dũa Quarta de Farelos apresentando ‘Lamento da Mula‘, na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro. No mesmo dia, o grupo também se apresenta no Largo Antonio José da Silva, em frente ao Santuário da Aparecidinha, às 19h. E no domingo (28), às 20h, no Largo do Divino. As apresentações do grupo se estendem até o dia 07 de julho (ver abaixo).
O acesso é gratuito.
Lamento da Mula
(Cia. Theatral C’ũa Quarta Dũa Quarta de Farelos)
Escrita por Anrique da Mota, por volta de 1492, retrata o povo português, que nessa época tinha o seu país assolado pela guerra e por invasores, através da peregrinação de uma mula e seus donos pela romaria de Bombarral à Nazaré. Desta maneira, o espetáculo apresenta a fictícia Cia. Theatral C’ũa Quarta Dũa Quarta de Farelos, composta por cinco atores, que vem para Sorocaba apresentar o desfecho dos personagens como forma de intercâmbio cultural. As encenações promovem a discussão da gestão recursos públicos, em frente a igrejas e praças históricas da cidade, como a Catedral de Sorocaba e o Largo do Divino, cujo espaço representa a tradição das rotas de tropeiros e feiras de moares.
Horários das apresentações:
27/05 – Sábado, 27 de maio, às 11h – Praça Cel. Fernando Preste – Centro, Sorocaba.
27/05 – Sábado, 19h – Largo Antônio José da Silva, frente ao Santuário de Aparecidinha.
As apresentações são gratuitas.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024