No dia 27 de maio, no Estúdio Cultural Lexmediare, em Sorocaba, o escritor e colunista do ROL, Élcio Mário Pinto lançou os livros de bolso da coleção ‘Cronicrinhas’, publicados pela Crearte Editora.
Ontem, 27 de maio, no Estúdio Cultural Lexmediare, em Sorocaba, o escritor e colunista do ROL, Élcio Mário Pinto lançou os livros de bolso da coleção ‘Cronicrinhas’, publicados pela Crearte Editora.
Os livros -para serem lidos pela nossa Criança Interior – representam a sua 25ª publicação, todas com o apoio cultural da Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região, a Lexmediare Ltda., que tem por presidenta a advogada, mediadora, colunista do ROL e esposa do autor, Adriana Rocha.
Adriana Rocha, além do apoio financeiro ao projeto, também participou na elaboração da capa e efeitos. Ao lado dela, a coleção contou com o prefácio da poetisa, cronista, tradutora e compositora Flora Figueiredo, as ilustrações de Caique Ferraz e a revisão de Sergio Diniz da Costa.
O lançamento foi permeado pela emoção! E o Cerimonial devidamente conduzido pelos Mestres de Cerimônia Caique Ferraz e a poetisa-mirim Ana Cristina Rodrigues Henrique.
Além de parentes, amigos e colegas de trabalho da Secretaria de Educação de Votorantim, na qual o autor é Supervisor de Ensino, o lançamento contou com três participações especiais, todas virtuais, por meio de vídeos gravados.
No primeiro, com a poetisa Flora Figueiredo, que reiterou as palavras do Prefácio. Para ela, Élcio “… tem a magia de pintar a simplicidade e a Natureza com as cores da alegria e da leveza. Seus escritos trazem sempre o carinho de um sol nascente. Eles decifram passarinhos e conversam com as estrelas, com grande intimidade. Sua forma de comunicação com o mundo faz com que as crianças o entendam e se identifiquem com sua palavra…”
No segundo vídeo, Rose Martins, ao lado de seus filhos, Pablo, de 10 anos e Mel, de apenas 1 ano de idade, declararam o amor à Literatura, inspirado pelos livros do ilustre amigo escritor e conterrâneo de Angatuba.
No terceiro, a Secretária Municipal de Educação de Taperoá (PB), Flaviana da Silva, ao lado de sua filhinha Laila Vitória, de 3 anos, a qual, segundo conta a mãe, é simplesmente apaixonada por um dos contos de Élcio: ‘A menina que virou passarinho’.
Laila, assim como Mel, já foram homenageadas em contos escritos por Élcio Mário Pinto
Estreitando os laços literários, em setembro deste ano o autor estará em Taperoá, terra de seu patrono na Academia Votorantinense de Letras, Artes e História, para lançar o conto ‘Catulino Capilé’.
Abaixo, alguns momentos marcantes do lançamento:
Os Mestres de Cerimônia, Caique Ferraz e Ana Cristina Rodrigues Henrique
Adriana Rocha, presidenta da Lexmediare Ltda., esposa e apoiadora cultural do autor
Teresa Cristina Volpi, responsável pelo Setor de Pessoal da SEED de Votorantim
No vídeo, a poetisa Flora Figueiredo
No vídeo, a Secretária Municipal de Educação de Taperoá e sua filhinha, Laila Vitória
Adriana Bezerra, Professora Orientadora de Oficina Pedagógica da SEED de Votorantim e sua filhinha, Sofia
Gonçalves Viana, presidente do grupo Coesão Poética de Sorocaba
O poeta J.C.Freitas, membro do grupo Coesão Poética de Sorocaba
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024