novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

1ª Mostra Artística da Catedral de Itapetininga está marcada para 16 de outubro

image_pdfimage_print

Abertura da exposição será dia 16

O projeto ‘1ª Mostra Artística da Catedral’ de Itapetininga tem como objetivo transformar a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres” em um museu aberto. Terá inicio dia 16 de outubro, a partir das 19h e exporá fotografias, pinturas, objetos e vídeo, com a intenção de estimular a importância histórica do local para estudantes de ensino médio e a sociedade civil.

Dois concursos também devem abordar a valorização da Catedral. O Concurso Redação com o tema: “Não resgatar os fatos é bem mais do que faltar com justiça, é desprezar de forma proposital quem fez a história acontecer” (Wilson Aleixo Ferigollo)  e o Concurso Fotografia com o tema: “Olhares sobre a praça, a luz e a arquitetura”.

“É uma oportunidade para as pessoas saberem da importância de um prédio histórico como a Catedral”, destacou o padre Reinaldo Ramos.

A Mostra, realizada sob a curadoria da artista plástica Walquiria Paunovic e a fotógrafa  Marina Hungria, exporá mais de 150 fotos da construção da igreja, um vídeo com documentário da catedral, objetos antigos e restaurados; uma pactografia da construção para pessoas com deficiência visual, e também estátuas em mármore. Haverá um espaço espacial para exibição de trabalhos artísticos criados por artistas que pintaram a igreja e um espaço expositivo para os participantes do Concurso Fotográfico.

O evento conta com as parcerias das Secretarias da Educação e de Cultura e Turismo, Departamento de Ensino Regional de Itapetininga, Museus da Imagem e do Som, Academia Itapetiningana de Letras, IHGGI – Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga, além de empresas. “Esperamos que todos de Itapetininga e região confiram a exposição. É um momento em que as pessoas terão a chance de saber como foi a construção e a história desse belíssimo prédio”, enfatizou o Secretário de Cultura e Turismo, Beto Hungria.

Quem passar pela Mostra, terá a oportunidade de saber sobre a construção da Catedral, a história dos vitrais, portas, objetos, manuscritos antigos da arquitetura de Benedito Calixto, além de projeções atuais da história e momentos da população com a construção do local.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo