A 1ª MOSTRA ARTÍSTICA DA CATEDRAL DE ITAPETININGA INCLUI PALESTRAS E VISITAÇÃO AO CEMITÉRIO E À TORRE DA IGREJA
A 1ª Mostra Artística da Catedral foi oficialmente aberta dia 16 último, com grande presença de público. O corte da fita inaugural foi feito pelo Padre Reinaldo Ramos, pároco da igreja e idealizador do evento. Acompanharam-no as organizadoras Walquiria Paunovic e Marina Hungria e autoridades municipais e estaduais. Esta foi a primeira vez que a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres abriu suas portas para apresentar uma exposição artística, uma verdadeira galeria de arte, com exibição de fotos ampliadas, pinturas, objetos e vídeos referentes à própria catedral.
A mostra continuará à disposição do público até dia 29 deste mês, diariamente, com entrada gratuita, apresentando também palestras e possibilidades de visitação a pontos especiais da catedral, normalmente não abertos ao público, como a Torre e o Cemitério da igreja.
Segundo a curadora Walkiria Paunovic, “Esta exposição tem por viés histórico a construção da igreja, objetos sacros, manuscritos antigos da arquitetura de Benedito Calixto, além de projeções atuais da história e momentos da população para com a edificação”. Para a outra curadora, Marina Hungria, “o projeto é educativo e tem como intenção principal motivar a sociedade civil a conhecer a igreja, não só como elemento catequizador, mas também a sua história”.
A exposição
A Mostra apresenta 150 fotos ampliadas, com legendas, quadros de selecionados artistas, objetos antigos, estátuas e até uma obra realizada em pactografia (para cegos) e acessibilidade para deficientes físicos. Duas outras atrações especiais valorizam o evento: um vídeo documentário sobre a história da construção da catedral e a possibilidade de visitação à Torre e ao Cemitério da igreja.
O vídeo
Com produção de Marina Hungria e Mauricio Hermann, um documentário sobre a igreja será exibido todos os dias, às 9 e às 15 horas.
As visitações
O Cemitério da igreja ficará aberto para o público todos os dias às 11h da manhã. A Torre da igreja também estará aberta à visitação pública, todos os dias das 16 às 17 horas.
As palestras
Duas apresentações orais estão programadas: a do historiador José de Almeida Ribeiro, dia 24, às 19h30, sob o tema ‘A história da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres com 247 anos em Itapetininga” e outra, a cargo da advogada Joana Pires, dia 26, às 19h30h, sob o tema ‘O potencial da Catedral NSP como ponto turístico’, ambas na Catedral.
Concursos
Durante a 1ª Mostra Artística da Catedral, serão realizados dois concursos: um fotográfico e outro literário. O Fotográfico é aberto ao público em geral, tem como tema ‘Olhares Sobre a Praça, a Luz e a Arquitetura’ e o prêmio ao ganhador é uma Câmera Fotográfica. O regulamento encontra-se na Secretaria da igreja. Já o Concurso de Redação será aberto a estudantes de 13 a 17 anos e premiará o vencedor com um computador. O tema é ‘A preservação da arquitetura como patrimônio da História’. As inscrições devem ser feitas nas escolas pertencentes à rede da Derita.
Ficha técnica
Curadoria: Walkiria Paunovic e Marina Hungria. Equipe de apoio: padre Reinaldo Ramos, as professoras Angelina Hungria e Eunice Granato, o jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda, a advogada Ana Elisa Bloes Meirelles de Arruda e Miranda, presidente da Academia Itapetininga de Letras Jorge Paunovic e o odontólogo Roberto Soares Hungria.
Apoiadores
Colaboram diretamente com o empreendimento cultural as secretarias municipais de Educação, de Cultura e Turismo, a Derita – Diretoria de Ensino, o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, a AIL – Academia Itapetiningana de Letras e o IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.
Serviço:
Evento: 1ª Mostra Artística da Catedral
Local: Catedral N.S. dos Prazeres de Itapetininga
Período: de 16 a 29 de outubro de 2017
Entrada gratuita
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.