Considerando o sucesso do empreendimento, que tem recebido uma intensa visitação, o Padre Reinaldo Ramos comunicou às curadoras da exposição, Walquiria Paunovic e Marina Hungria, que resolveu prorrogar a Mostra até o dia 5 de novembro (dia do aniversário da cidade)
Considerando o sucesso do empreendimento, que tem recebido uma intensa visitação, o Padre Reinaldo Ramos comunicou às curadoras da exposição, Walquiria Paunovic e Marina Hungria, que resolveu prorrogar a Mostra até o dia 5 de novembro (dia do aniversário da cidade).
Na exposição são exibidas 150 fotos ampliadas da construção da catedral e das personalidades envolvidas e também peças e vestuários sacros, documentos antigos, quadros de selecionados artistas e até visitação a pontos especiais da catedral, normalmente não abertos ao público, como a Torre e o Cemitério da igreja. Tudo gratuitamente.
Entre as atrações artísticas da Mostra estão objetos antigos, estátuas e até uma obra realizada em pactografia (para cegos), um vídeo documentário sobre a história da construção da catedral exibido diariamente às 9 e às 15 horas) e a possibilidade de visitação à Torre e ao Cemitério da igreja.
O Cemitério da igreja ficará aberto para o público todos os dias às 11h da manhã. A Torre da igreja também estará aberta à visitação pública, todos os dias das 16 às 17 horas.
Duas palestras estão programadas: a do historiador José de Almeida Ribeiro, dia 24, às 19h30, sob o tema ‘A história da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres com 247 anos em Itapetininga” e outra, a cargo da advogada Joana Pires, dia 26, às 19h30h, sob o tema ‘O potencial da Catedral NSP como ponto turístico’, ambas na Catedral.
Concursos
Durante a 1ª Mostra Artística da Catedral, serão realizados também dois concursos: um fotográfico e outro literário. O fotográfico é aberto ao público em geral e tem como tema ‘Olhares Sobre a Praça, a Luz e a Arquitetura’. O prêmio ao ganhador é uma câmera fotográfica e o regulamento encontra-se na Secretaria da igreja. O segundo concurso é o de Redação, aberto a estudantes de 13 a 17 anos e premiará o vencedor do melhor texto sob o tema ‘A preservação da arquitetura como patrimônio da História’, com um computador. As inscrições devem ser feitas nas escolas pertencentes à rede da Derita.
Ficha técnica
Curadoria: Walkiria Paunovic e Marina Hungria. Equipe de apoio: padre Reinaldo Ramos, as professoras Angelina Hungria e Eunice Granato, o jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda, a advogada Ana Elisa Bloes Meirelles de Arruda e Miranda, presidente da Academia Itapetininga de Letras Jorge Paunovic e o odontólogo Roberto Soares Hungria.
Apoiadores
Colaboram diretamente com o empreendimento cultural as secretarias municipais de Educação, de Cultura e Turismo, a Derita – Diretoria de Ensino, o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, a AIL – Academia Itapetiningana de Letras e o IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.
Serviço:
Evento: 1ª Mostra Artística da Catedral
Local: Catedral N.S. dos Prazeres de Itapetininga
Período: de 16 de outubro a 5 de novembro de 2017
Entrada gratuita
Observação: fotos e outras informações podem ser obtidas com a curadora Walquiria Paunovic (15/98176-1345) ou com o jornalista Helio Rubens (heliorubens3@gmail.com – 15/99707-4983)
Padre Reinaldo, idealizador do evento, ajuda a recepcionar as visitas
Caravanas das cidades vizinhas, em visita à Mostra
Estátuas na mesa, com fotos ao fundo
Bandeiras sacras 3
Fotos da 1.ª Mostra
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024