Marcelo Paiva Pereira homenageia seu pai José Paiva Pereira
José Paiva Pereira
O motivo da homenagem ao meu pai (José Paiva Pereira) é ele ter a inscrição mais antiga nos quadros profissionais da subsecção da OAB em Itapetininga/SP e, seguramente, uma das mais antigas da secção da OAB de São Paulo/SP.
José Paiva Pereira colou grau em Direito aos 20.12.1954 pela então Universidade do Paraná, inscreveu-se provisoriamente sob nº 1.379 aos 28.02.1955 na OAB/SP e adquiriu a inscrição definitiva aos 06.03.1956 sob nº 8.271 na referida instituição. O cartão de inscrição provisória e a carteira de advogado dele foram assinadas pelo nobre causídico Dr. Noé de Azevedo.
Posteriormente, foi aprovado em concurso público para o cargo de Advogado do Departamento Jurídico do Estado (Procurador do Estado), cuja carteira funcional foi expedida aos 06.03.1963.
Desde que se aposentou não mais exerceu as atividades forenses. No presente mês ele conta 90 anos e 9 meses de idade.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.