“…Coral Mestras Cantoras do CPP de São Paulo… homenagem à “Revolução Constitucionalista de 1932”… posse de novo Acadêmico… e muito mais…”
Puxa, quase um mês que não envio uma colaboração ao Jornal Rol !
Que horror !
Então, no mês de junho… dos namorados… das festas juninas… e, talvez por isso, achei que a Academia iria ter um reunião morna…
Qual nada !

Teve Acadêmica nova tomando posse em nosso grupo !
Recebemos com honra e dignidade a Acadêmica Viviane Secioso Varejão, homenageando como sua Patronesse uma Professora, a saudosa Maria Yeda Fortes de distinta família em nossa cidade.

Não parou por aí. Também recebemos em visita a Artista Plástica Irene da Rocha, que uniu sua experiência em Fonoaudiologia para desenvolver sua arte. Acima da média por sinal !
Ainda tivemos um jovem Acadêmico, Vinícius Viana a propor algo inusitado. Um romance a ser desenvolvido por todos os Acadêmicos. Quem quiser, é só correr atrás do “trio elétrico”. Ele fará o primeiro capítulo e cada qual com sua experiência e verve levará a história à frente.
Vai dar best-seller !
Claro, teve declamação de poesia, leitura de textos e apresentações livre dos Acadêmicos que quisesse participar. Assim, é a ACLA !
E olhe no mês de julho completamos dois anos. Vamos fazer uma festa de arromba na praça “9 de Julho”, mais precisamente na Escola “Arnolfo Azevedo” onde, afirma-se, foi assinado o armistício desta guerra de 1932 !
Estarão presentes o Coral Mestras Cantoras do Centro do Professorado Paulista (CPP) de São Paulo… homenagem à “Revolução Constitucionalista de 1932”… posse de novo Acadêmico… o historiador Eddy Carlos Souza Vicente, e muito mais…
Tudo sem apoio oficial, afinal, o poder público de Cruzeiro não nos quer reconhecer mesmo. Melhor desta forma, pois não ficamos devendo nada a ninguém.
Lembre-se, poesia precisa de inspiração…
Romance precisa de um bom enredo e ótimos personagens…
Artes e Cultura precisam de gente viva e disposta a mudar o mundo…
A política precisa de… deixa para lá…
Eduardo César Werneck – (drwerneck@uol.com.br
Mais uma reunião da ACLA !
Dois ícones da Cultura de Cruzeiro e região – Acadêmica Aurora Motta e Acadêmico Jaime Ribeiro
Uma jovem poetisa, Estela, de 14 anos, se apresentando na ACLA !
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 4 de fevereiro de 2026
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

