FATEC ITAPETININGA APRESENTA PROJETO AO SECRETÁRIO ESTADUAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
O projeto ‘Novo Modal de Transporte por Gravidade na Serra do Mar’, desenvolvido pelo ex-aluno da FATEC de Itapetininga, Jorge Saito, já foi apresentado com grande sucesso na exposição Rio+20. Desde então já foram implementados estudos para viabilizar a sua implantação de fato.
Em 2013, uma equipe composta pelo engenheiro civil Jorge Saito, os professores Henrique Demiya e Antonio Rubio, o empresário Felipe Gori e o embaixador Rubens Antonio Barbosa, apresentou o projeto ao governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, que, manifestou seu apoio ao projeto e propôs o seu encaminhamento às secretarias do Planejamento e dos Transportes para averiguação e análise de viabilização.
Embora o projeto apresentasse a possibilidade de drástica redução do trânsito de caminhões carregados de contêineres da cidade de São Paulo até o porto de Santos e a redução do custo do frete, a empresa Doopelmayr, especializada em implantação de teleféricos, informou que “não havia ainda no mercado cabos que pudessem sustentar o peso dos contêineres em série”.
Após o aprofundamento dos estudos sobre o assunto e em atendimento à solicitação do governador, vislumbrou-se a possibilidade de utilização do ‘Monorail’ para viabilizar o projeto de transporte de contêineres utilizando-se a força da gravidade. Por esta tecnologia, os cabos seriam substituídos por vigas pré-moldadas em concreto protendido que suportariam todas as cargas dimensionadas para cada fim determinado. Seu método de execução, em comparação a outros, é de maior rapidez, menor custo e ecologicamente correto.
Nesta segunda-feira, 25 , o secretário Duarte Coelho, de Logística e Transportes do Estado, recebeu a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá e uma equipe da Fatec de Itapetininga (engenheiro e tecnólogo em Comércio Exterior, Jorge Saito, e os professores Isolina Almeida, Eva Weber e Fábio Entelmann) para apresentação final do projeto. Após aprovação do projeto, o secretário o encaminhou à equipe técnica da sua secretaria, para os estudos de viabilização.
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.