“Trata-se de nossa 37ª publicação, desta vez, de modo especial para a cidade de Taperoá, estado da Paraíba, terra da infância de Ariano Suassuna.”
“Trata-se de nossa 37ª publicação, desta vez, de modo especial para a cidade de Taperoá, estado da Paraíba, terra da infância de Ariano Suassuna.
O livro ‘nasceu’ quando visitamos a cidade em 2017. Lá, na Ponte Velha, minha esposa e apoiadora cultural – Adriana Rocha – me disse que tinha um título para um novo livro que eu deveria escrever.
E assim, começamos a planejar nossa volta para Taperoá e, ao mesmo tempo, organizar as primeiras ideias sobre a publicação.
São três crianças – Ariano, com 11 anos; Mário, com 8 e a Menininha do ‘Calili’, com 3 anos – que, sentados nas escadarias da matriz paroquial de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, conversam sobre suas experiências, ideias, vidas e sonhos.
Os temas abordados ‘passeiam’ pela cidade em sua brisa de final de tarde; tratam da morte, conhecida como ‘Caetana’ por Ariano e seu povo do Cariri; do Rio Taperoá, símbolo de vida para toda a região do semiárido brasileiro; da liberdade das crianças, que se assemelham aos passarinhos e do circo, grande paixão de Suassuna quando criança.
O livro, que será lançado em 09/10, terça-feira, conta com o prefácio do Prof. Vamberto Teófilo – que também responde pelo Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil – na cidade; capa de Adriana Rocha; ilustrações de Caique Ferraz; revisão de Sergio Diniz, contracapa do artista taperoaense Jones Oliveira e serviços gráficos da Crearte Editora, de Miriam Rangel.
Os apoiadores culturais são: LEXMEDIARE – Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região Ltda e LEXPUBLICA; Fotos JJ; Jornal ROL; AVLAH – Academia Votorantinense de Letras, Artes e História e Crearte Editora.
‘ARES DE ARIANO’ será oferecido com preço promocional de lançamento por R$ 20,00 (vinte reais).
A todos os taperoaenses, nosso abraço irmanando os estados de São Paulo e Paraíba.”
ÉLCIO MÁRIO PINTO – elcioescritor@gmail.com
02/10/2018
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024