novembro 22, 2024
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Últimas Notícias
Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira

Irati, no Paraná, será o cenário do Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance

image_pdfimage_print

O Festival ocorrerá de 27 de novembro a 02 de dezembro e a cidade de Lorena (SP) estará representada pela atriz Márcia Paschoal, que apresentará o Solo performance  “O fascínio pelas palavras

Entre 27 de novembro e 02 de dezembro, a cidade de Irati , no Paraná, será o cenário do Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance.

Irati  é a cidade natal da atriz,  produtora, diretora, coreógrafa, escritora, poetisa, performer e mestra Denise Stoklos, que lá nasceu em 1950 e destacou-se no cenário das Artes. É sua a frase “Sucesso para mim não é fazer uma carreira segura, amparada. Mas correr o risco da criatividade até o fim.”

O Festival tem a Curadoria da própria  Atriz e contará com ações abrangentes como: espetáculo, oficina, palestras, leitura dramatizada, exibição de filmes, performances, homenagens, exposições, dentre outras atividades. Todos os trabalhos destacam a relevância do solo performance, como vertente potencializadora  de expressões diferenciadas.

O Festival é parte dos eventos comemorativos dos 50 anos de carreira e apresentação de Denise Stoklos em palcos do Brasil e do mundo.

A cidade de Lorena, Estado de São Paulo, estará representada pela Atriz, amiga da Academia Lorenense de Letras e Artes, Márcia Paschoal.

Márcia  apresentará na Mostra Paralela do FIDS  o   Solo performance  “O fascínio pelas palavras”, livremente inspirado e adaptado  nos  textos diversos da poética do autor argentino Júlio Cotazar , na poética  veemente de Denise Stoklos  e o seu Teatro Essencial. O solo-poético teatral aborda o realismo fantástico de todo Cronópio, cujo estranhamento, a rebeldia, a paixão pelo Tango & Jazz, la fuerza de la poesia e o fascínio pelas palavra são bases essenciais para o fazer criativo, literário. Seguindo a trilha “friccionante”  e livre  dos autores,  a performer Márcia Paschoal, ( aluna de Denise Stoklos desde 2016) traz críticas ao stablishment, à estrutura gregária baseada no medo e nas vantagens falsamente recíprocas sem perder de vista a poética refinada de todo “juego” entre lúcido e lúdico, imagens e palavras. Um juego consciente que pela abertura – a fresta da luz, apontada pela arte – é capaz de desvelar uma  outra  face de mundo: o ponto vélico.

Márcia Paschoal, reside em Lorena-SP,  é formada em Administração de Empresas e estuda Teatro Essencial, em São Paulo,  com a Mestra do Teatro Brasileiro, Denise Stoklos.

Matéria enviada pela Correspondente Cultural de Lavrinhas (SP), Elza Francisco, com informações fornecidas por Márcia Paschoal
Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo