A oficina será realizada pelo Katia Gil Circo Escola que, desde 2013, oferece um espaço para o treino da arte circense na cidade de Itu, em um dos galpões da Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA)
A Fundação Marcos Amaro – FAMA apresenta, no dia 16 de março (sábado), das 13h às 16h, Oficina de Circo + Faminha.
O evento é gratuito e será realizada na sede da FAMA (R. Padre Bartolomeu Tadei, 9).
13h – Oficina de Circo
A oficina será realizada pelo Katia Gil Circo Escola, que desde 2013, oferece um espaço para o treino da arte circense na cidade de Itu, em um dos galpões da Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA). A proposta da oficina é ensinar técnicas básicas e introdutórias da arte circense. A aula será ministrada para iniciantes, portanto não é necessário ter experiência anterior. São 20 vagas por ordem chegada para crianças a partir de 7 anos de idade.
14h – Faminha
Contação de história
A Fábrica de Arte Marcos Amaro recebe mais uma edição do projeto ‘Esse tear tem histórias‘, criado por Élida Marques, que compartilha histórias por meio da leitura e tecelagem manual, acompanhada do músico Marlos Mateus.
Élida é filha de tecelão e aprendeu a tecer com o pai, Simplício Marques Rodrigues, tecelão autodidata que constrói o próprio tear. No repertório, as histórias têm o tear como elemento socioeducativo e o tecelão como personagens que rementem à superação, astúcia, paciência e sabedoria.
14:30 – Oficina de gravura
Os mediadores Natália Bastos e Vicente Alves ministram uma oficina de gravura, que tem por objetivo apresentar os procedimentos, materiais e instrumentos utilizados. Os participantes experimentarão todas as etapas dessa técnica de reprodução – preparação da matriz, elaboração do desenho, gravação, tintagem e impressão. A oficina será adaptada para crianças e adultos com e sem experiência anterior.
Público: livre
Matéria enviada pela Correspondente do ROL em Itu, Mônia Sales
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024