Encontro Regional de Contadores de Histórias em Porto Feliz
Porto Feliz foi um dos Pólos do 14º ENCONTRA CONTO – 2019 com parceria do grupo Narração Oral Tradicional – Viva História Viva
Porto Feliz foi um dos Pólos do 14º ENCONTRA CONTO – 2019 com parceria do grupo Narração Oral Tradicional – Viva História Viva.
O 14º Encontro Regional de Contadores de Histórias de Santa Bárbara d’Oeste – SP , é organizado pelos artistas Amauri Oliveira e Roberto Isler da Cia Xekmat e Confraria do Conto. Em Porto Feliz a curadoria ficou por conta Turísmologa Lourdes Kerche do Amaral e a contadora de Histórias profª Sonia Jaqueline Oliveira a qual teve a iniciativa de trazer o encontro para nosso município.
Presente no encontro representantes de várias cidades como Salto, Sorocaba, Americana, Santa Barbara d’Oeste, Campinas , Paulínia , Hortolândia, Pirassununga, São Paulo, Santos e uma pessoa de Recife.
Foram realizadas várias performances e apresentações em diversos pontos da cidade pelos participantes. O evento contou também com a participação do grupo Girassóis e dança circular conduzida pela profª de arte Marisa Boudart no parque das Monções. O veterano Sr. Orlando Zilli, o mais experiente do grupo agradou a todos com suas histórias e causos.
No final do dia, foi realizado uma roda de conversa sobre a atuação e valorização dos Contadores de Histórias no Brasil, onde os visitantes puderam compartilhar suas vivencias da arte de narrar histórias! ” Bem sabemos que a palavra vem antes da escrita , antes mesmo de ler e escrever lemos o mundo … a criança não sabe ler mas sabe que a história esta ali dentro do livro, cabe a nós contadores de histórias incentivar a leitura, a escrita não só das crianças mas de todos: jovens e adultos!” finalizou a profª Sonia Jaqueline.
O evento foi gratuito e recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Porto Feliz através da diretoria da Cultura.
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do NúcleoArtístico e Literário de Luanda - Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes;pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024