O lançamento ocorrerá no dia 20 de setembro (sexta), às 19h, na Biblioteca Infantil de Sorocaba
Tânia Maria Orsi lança Um Quilo de Sal, seu segundo livro de poesias, editado pela Crearte Editora.
O lançamento ocorrerá no dia 20 de setembro, às 19 h, na Biblioteca Infantil de Sorocaba (R. da Penha, 673 – Centro)
Segundo a autora, Um Quilo de Sal é um livro que retrata a sobrevida no enfrentamento de perdas e lutos.
Escrito como a tatuagem sangrada na pele, a forma surgida, ainda que poética, guarda a lembrança das
ulcerações. Os poemas revelam em Um Quilo de Sal a vitalidade da dor, num encontro com o nosso desconhecido, com a possibilidade de composições emocionais novas nos projetando para o desenvolvimento, ou ,ao inverso, para nossa dilaceração, levando-nos a uma perda de nós
mesmos num ciclo interno de desamor próprio, num movimento caótico que nos desfigura.
Guiados pelo traçado do artista plástico Júlio Veredas, a obra parece deslocar-se do papel em projeções essenciais de sutil intimismo e leveza.
A autora
Tânia Maria Orsi nasceu em Itapetininga (SP). Profissional da área de Psicologia e Psicoterapia, segundo ela, um lugar de fala e de construção de sentidos.
Tânia foi premiada com o 1º lugar no concurso de poesia ‘Alma de Mulher’, promovido pelo Instituto Darcy Ribeiro em 2003.
Em 2004, classificou-se em 1º lugar no 6°Concurso Nacional de Poesias “Poeta Nuno Álvaro Pereira, em Valença RJ .
Ainda em 2004, classificou-se em 2°lugar no concurso Depoesia V.
Em 2005, participou da fundação do grupo Coesão Poética de Sorocaba.
Em 2010, lançou o primeiro livro de poesia: ‘Mãe do Corpo’.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024