DOCUMENTÁRIO INÉDITO, DIRIGIDO PELO CINEASTA RICARDO ELIAS, SERÁ EXIBIDO NESTA QUARTA-FEIRA (3/6), ÀS 22H45
O último documentário da série inédita Modernistas, que retrata a vida e obra de Victor Brecheret, irá ao ar nesta quarta-feira (3/6), a partir das 22h45, na TV Cultura. Produzida pela emissora, com direção do cineasta Ricardo Elias, a série abordou quatro dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922.
Nesta edição, a filha do artista Sandra Brecheret fala da biografia do pai, do período em que viveu na Europa, seus grandes monumentos e também das esculturas funerárias que fez ao longo da vida, entre elas a Musa Impassível, exposta na Pinacoteca de São Paulo.
Gênio, escultor conhecido pelas obras espalhadas pela cidade de São Paulo, a trajetória do artista se mistura com alguns momentos importantes da história da capital paulista. Brecheret também possui obras diversas que dialogam com a cultura brasileira.
Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série Modernistas foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. Os episódios anteriores contaram sobre Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

