O prazo para adesão vai até o dia 10 de novembro
NOVO EDITAL DE POSSE ACADÊMICA Nº 01101.007/2020
ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA
A DIRETORIA EXECUTIVA da
FEBACLA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Estatuto e Regimento Interno que disciplina o processo de provimento de vagas em suas cadeiras acadêmicas, faz saber a quem interessar possa que: Estão abertas as inscrições para recebimento de propostas, de Acadêmicos para ocuparem Cadeiras Patronímicas com Título de Acadêmico Efetivo na categoria
ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA.
A qualidade de Acadêmico Nacional é vitalícia (Perpétua).
As propostas dos candidatos deverão ser acompanhadas dos seguintes requisitos: Envio de uma mini biografia, uma foto, endereço e contatos telefônicos.
O ingresso em uma das CADEIRAS PATRONÍMICAS IMORTAIS possui custos de paramentos (confecção de Pelerine, Diploma e Medalha Mérito Acadêmico).
Estão disponíveis as seguintes cadeiras:
Cadeira nº 61 Patrono JOÃO DA CRUZ E SOUSA – Foi um poeta brasileiro. Com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil. Segundo Antonio Candido, Cruz e Sousa foi o “único escritor eminente de pura raça negra na literatura brasileira, onde são numerosos os mestiços.
Cadeira nº 62 Patrono ADELINO FONTOURA CHAVES – Foi um jornalista, ator e poeta brasileiro do romantismo, patrono da cadeira nº 01 da Academia Brasileira de Letras.
Cadeira nº 63 Patrono CHICO ANYSIO – Foi um humorista, ator, radioator, produtor, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na TV Brasileira.
Cadeira nº 64 Patrono MIGUEL REALE – Foi um filósofo, jurista, político, professor universitário e poeta brasileiro. Foi Secretário de Justiça do Estado de São e reitor da Universidade de São Paulo (USP), onde era professor titular de Filosofia do Direito.
Cadeira nº 65 Patrono PAULO SILVINO – Foi um humorista, compositor e ator brasileiro.
Cadeira nº 66 Patrono BARTOLOMEU DE GUSMÃO – Cognominado o padre voador, foi um sacerdote secular, cientista e inventor luso-brasileiro, nascimento na Capitania de São Vicente, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou de “passarola”.
Cadeira nº 67 Patrono JOSÉ WILKER – Foi um ator, diretor, dramaturgo, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro. Considerado um dos maiores e mais versáteis atores de sua geração, marcou época com seus
A Solenidade de Posse Acadêmica será virtual através do aplicativo Google Meet.
Data: 04 de Dezembro de 2020 às 18h.
O prazo para adesão vai até o dia 10 de novembro.
À véspera do evento, os homenageados receberão o link da sala virtual.
Informações:
domalexandrecarvalho@gmail.com
Os homenageados receberão suas honrarias com antecedência via correio.
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do NúcleoArtístico e Literário de Luanda - Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes;pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024