A FLAUS – Feira de Livros e Autores Sorocabanos, chega a sua 4ª edição com novidades
A FLAUS – Feira de Livros e Autores Sorocabanos, chega a sua 4ª edição com novidades.
Em tempos de pandemia, em que as medidas sanitárias recomendam o distanciamento, a alternativa encontrada foi realizar uma versão on line da Feira. Para tanto, uma comissão organizadora formada pelas escritoras Adriana Rocha e Ana Cristina Henrique, em decisão coletiva com os demais escritores participantes, elaborou uma programação com bate-papos, venda de livros, apresentação musical, entrevistas e sarau.
Conforme o idealizador da Feira, professor Carlos Carvalho Cavalheiro, a FLAUS é uma iniciativa coletiva, plural, horizontalizada e política. Para este último item, o escritor explica que o termo refere-se a ação direta em prol do reconhecimento e da valorização da arte literária.
A FLAUS este ano está com um toque feminino maior. Além das organizadoras, a homenageada deste ano será a editora de livros Míriam Rangel, da Editora Crearte.
Em todas as suas edições a FLAUS homenageou alguma personalidade ligada ao mundo da arte literária. O primeiro homenageado, em 2017, foi o poeta e escritor Armando Oliveira Lima. Em 2018 foi a vez do escritor João Alvarenga. No ano passado, o homenageado foi José Rubens Incáo, diretor da Biblioteca Municipal Infantil de Sorocaba. “Estava na hora de evidenciarmos uma figura feminina”, afirma Adriana Rocha.
A programação da FLAUS, que tem como apoiador cultural a Lexmediare, será veiculada ao vivo na página do Facebook neste sábado, dia 19, a partir das 16 horas.
Quem quiser assistir a programação pode acessar pela página: www.facebook.com/flaussorocaba
Essa é a programação prevista para a FLAUS on line:
Abertura com Ana Cristina Rodrigues Henrique
16h às 16h45: bate-papo com Adriana Rocha, Élcio Mário Pinto e Mari Moraes.
16h45 às 17h: apresentação musical com Ayrton
17h às 17h45: bate-papo com Carlos Carvalho Cavalheiro, Angeles Paredes e Roberto Flores
17h45 às 18h: participação Erivelton
18h às 18h30: bate-papo com Carina Cardoso e Maria Eduarda.
18h30 às 19h: homenagem e encerramento
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos