O objetivo do coletivo é trabalhar como referência a Cultura Popular e o Teatro Infanto-Juvenil
O Saindo do Conto nasceu em janeiro de 2020 e comemora 1 ano no dia 20, como um Grupo Teatral e um Canal do YouTube.
De uma reunião entre amigos, surgiu a ideia e a necessidade de se criar um novo grupo teatral na cidade de Porto Feliz para dar oportunidade para os artistas locais para o fazer cultural, além de levar um pouco mais da arte para o espectador.
O objetivo do coletivo é trabalhar como referência a Cultura Popular e o Teatro Infanto-Juvenil utilizando contos, causos, lendas do Brasil e do Mundo de uma forma adaptada e inovadora, mostrando através da interpretação teatral.
O canal do YouTube já está com mais de 2 mil inscritos, e está cada vez crescendo nas mídias sociais através do projeto voltado ao caipira Pedro Malasartes.
Tendo por público-alvo as crianças e as famílias, o grupo está fazendo Contações de Histórias e Encenações, trazendo alguns contos e causos sobre o personagem, voltado à tradição, e também novas histórias que foram criadas, e também de alguns livros.
Quanto aos temas abordados pelo grupo, destacam-se, dentre outros, os de cunho social, como: Bullying, Preconceito, Racismo, Sedentarismo, Sexualidade, Inclusão, Machismo, Homofobia, Pobreza, Ganância, Analfabetismo, Violência Contra a Mulher, Trabalho Infantil, Intolerância Religiosa, Reciclagem, Meio ambiente e Sustentabilidade e Alimentação Saudável.
Para as pessoas que tenham interesse de ser um Apoiador, o grupo tem uma plataforma no site APOIA.SE, por meio do qual qualquer um pode doar qualquer valor mensalmente. Em breve a plataforma irá se tornar um Club de Vantagens, com descontos nos ingressos, ou mesmo oferecidos gratuitamente para as apresentações. É por meio dessa plataforma que se realiza a manutenção do Canal e do próprio grupo, destinando-se o dinheiro arrecadado para o cachê, alimentação, transporte, figurinos, adereços, fantoches, maquiagens, equipamentos etc.
Canal do grupo no Youtube: https://youtube.com/saindodoconto
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024