Inscrições podem ser feitas até 22 de fevereiro, exclusivamente pelo site www.circafestivalia.com
Festival que tem como objetivo difundir expressões artísticas e produções não somente sobre mulheres, mas sobretudo feitas por mulheres, a 1ª Circa Festivália abre chamada pública para selecionar propostas de criações para sua edição inaugural, que ocorrerá de forma gratuita e online entre os dias 19 e 28 de março de 2021.
As inscrições ocorrem exclusivamente pelo site www.circafestivalia.com, até o dia 22 de fevereiro. Também no site é possível ler a íntegra do chamamento, com informação sobre cachês, documentação e prazos. As produções contempladas serão divulgadas no dia 9 de março.
Poderão se inscrever mulheres (cis, trans ou travestis) residentes no Estado de São Paulo com propostas de criações individuais ou coletivas em artes circenses em quatro modalidades:
– Espetáculos gravados, inéditos ou não com duração entre 25 e 60 minutos (três produções serão selecionadas);
– Cenas curtas, inéditas ou não, com duração entre 4 e 15 minutos (oito cenas serão selecionadas);
– Intervenções livres (freestyle), a partir de inscrição prévia e publicação de vídeo no Instagram, com seleção de 10 artistas para a etapa final, em que duas serão premiadas;
– Artigo, ensaio ou texto escritos por mulheres com a temática ‘As artes circenses’ (preferencialmente em relação com o tema do gênero). As cinco propostas escolhidas formarão um e-Book que será publicado e disponibilizado no site da Festivália após o evento.
Seleção – A seleção vai priorizar a pluralidade tanto em termos de atuação no campo circense, como em relação à identidade de gênero, etnia e contexto sociocultural. Grupos historicamente oprimidos receberão pontuação afirmativa, incluindo mulheres que habitam regiões socialmente vulneráveis, artistas trans, travestis, pretas, indígenas, pessoas com deficiência, artistas em situação de rua, mulheres da terceira idade e mães solo, entre outras.
Já a programação terá atrações artísticas em seus dois finais de semana de realização. Entre eles, apresentará uma grade de atividades de formação e produção de conhecimento, que inclui realização de oficinas, laboratório e confecção de e-book.
A 1ª Circa Festivália foi contemplada pela Lei Aldir Blanc do Estado de São Paulo e é organizada pelo Coletivo A Penca em parceria com a Equilibre Produção Executiva.
1ª Circa Festivália –Inscrições
Quando: de 8 a 22 de fevereiro de 2021.
Exclusivamente pelo site: www.circafestivalia.com
Modalidades*
– Espetáculos gravados
– Cenas Curtas
– Intervenções livres
– Artigos/Ensaios/Textos
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


