Depois de ter se apresentado no dia 5 de junho no FatecArt ‘1ºFestival de Arte e Cultura’ na cidade de Itu, o grupo participará do DeRua, de Porto Feliz
FatecArt
O Saindo do Conto participou no dia 5 de junho no FatecArt – ‘1ºFestival de Arte e Cultura‘, na cidade de Itu/SP, apresentando a cena ‘O Cupinzeiro‘, de uma maneira, segundo o grupo, “super divertida”: Pouca Tristeza (Taty Santos) acaba sendo chamada pela Dona veioca (Messias Turino) para mandar o Pedro Malasartes (Matheus Provazi) tirar o Cupinzeiro que ele ainda não tirou por estar dormindo.
No dia 25 de junho, às 20h, a companhia teatral participará do DeRua (Festival de Teatro de Rua de Porto Feliz) com a Cena ‘Vacinando a Dona Veioca‘. Com um improviso cômico, a cena será relatada vivenciando a COVID-19 e o uso da vacina, mostrando pessoas que têm medo de tomar, por conta da falta de informação.
1ºMosteque – Festival em Tatuí
Em breve, o grupo participará, online, do 1ºMosteque em Tatuí, um Festival organizado pelo Grupo Experimental Terceiro Sinal, com o espetáculo ‘Invadindo a Roça da Dona Veioca na Quarentena‘, sob a direção de Matheus Provazi e Taty Santos. No Elenco estão Matheus Provazi, Taty Santos, Messias Turino, Sandra Pires, Carol Sgaribaldi e Edivagner Dimeira.
Nesse espetáculo, o Saindo do Conto explorará a ganância e a avareza durante a Pandemia da COVID-19, com fatos atuais e voltados a nossa realidade, com diversos conflitos. O Conto de Esperteza traz muitas reflexões, pelo qual será tratado sobre algo sério, porém, de uma forma cômica.
O folclórico personagem Pedro Malasarte interagirá neste mundo atual, para ver como se comportará. E a reflexão que se faz é: será que as pessoas são ruins? Ou ele é mau?
A trama gira em torno de Pedro Malasartes e seu Nerso invadindo a Roça da Dona Veióca durante a pandemia, pegando algumas frutas, verduras e legumes, após saberem que ela não estava lá, pois é unha de vaca, gananciosa. Eles pegam para poder degustar e doar pra quem precisa. Só que… Maria Flor acaba seguindo-os e sabendo de todo o plano… Pedro Malasartes acaba escutando a voz da Dona Veióca, que tinha acabado de chegar de Piraporinha junto com a sua filha, a sorteirona. Eles correm se esconder. Dona Veióca chama sua empregada, Pouca Tristeza, para continuar trabalhando e cozinhando. Após andar um pouco na sua Roça, ela encontra uma máscara no Pé de Mexerica e descobre que alguém estava pegando suas mexericas. Será que ela vai descobrir? Será que eles vão conseguir se safar dessa grande aventura?
ARRAIAL CULTURAL
No dia 19, a partir das 16h, o ator, diretor e produtor Matheus Provzi participará através do canal Fatec Itu Vestibular, trazendo o conto Caipira ‘Pedro Malasartes e o Saci‘, explorando o folclore brasileiro e a tradição.
Canal no Youtube
Chegou a mais de 3 mil inscritos
https://youtube.com/saindodoconto
Além da Ponte – A Outra Margem do Rio
Projeto Audiovisual que será divulgado nas páginas da Constal Empreendimentos e do Saindo do Conto, por meio dos quais serão abordados o passado e, sobretudo, o que está por vir e a chegar!
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024