Afrânio Franco de Oliveira Mello: ATENDIMENTO NÚMERO 617
Júnior,
Creio que o faltante é o PESSOA.
Encaminho o arquivo desse sobrenome com 8 páginas e 2 brasões.
Tem os mais famosos PESSOA do Brasil.
Bom estudo.
Abaixo um pequeno resumo do arquivo principal.
Abraços
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Região On Line
Pessoa
sobrenome proveniente de alcunha, deve existir mais do que uma família a tê-lo adoptado por apelido.
Primitivamente Alcunha. De pessoa, subst. comum (Antenor Nascentes, II, 241). Felgueiras Gayo, em seu Nobiliário das Famílias de Portugal, trata da antigüidade desta família, procedente de Affonso Pessoa, que foi vassalo do Rei D. João I [1385-1433], o primeiro de que se tem notícia com este sobrenome. Achou-se no cerco de Malaca, com a patente de Capitão. Dizem ter saído de Aragão para Portugal. Deixou geração do seu cas. com Maria Arraes. Entre os descendentes do casal, registram-se: I – o quarto neto, Manuel Homem Pessoa, que teve mercê da Carta de Brasão de Armas, em 1587, II – o quarto neto, André Ferreira Pessoa, que teve mercê da Carta de Brasão de Armas, em 10.03.1613.
Brasil: Uma das antigas e principais famílias do nordeste brasileiro, que teve princípio em Pernambuco, para onde passaram os filhos de João Fernandes Pessoa, nat. de Canavezes, Minho, Portugal, que deixou numerosa descendência do seu cas., c.1533, com Guiomar Barroso, nat. de Lisboa (Borges da Fonseca, I, 148, II, 255). Entre os descendentes deste casal, cabe registrar: I – o bisneto Braz de Araújo Pessoa [1618-1698], de cujo cas. com Catarina Tavares da Costa, descendem os Tavares Pessoa, II – a terceira neta, Ignêz Pessoa, matriarca da família Camelo Pessoa (v.s.), de Pernambuco, III – o terceiro neto, Cap. João Ribeiro Pessoa [c.1652- ?], que, do seu segundo cas. com Ignêz da Veiga de Brito, originou a família Veiga Pessoa, IV – a quarta neta, Ana Bezerra Pessoa, de cujo cas. com o Cap.-Mor Antônio da Silva Pereira, originou-se a família Silva Pessoa, de Pernambuco, e os Silva Pereira (v.s.), que passaram para Mato Grosso. A este casal, parece pertencer o Ten. Coronel José da Silva Pessoa, de quem descende o Presidente da República, Epitácio Pessoa, conforme vai descrito no verbete Silva Pessoa (v.s.).
Cristãos Novos: Sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião Cristã, a partir de 1497. (Wolff, Dic. I, 158).
From: Júnio o
Sent: Saturday, January 09, 2016 12:39 PM
Subject: RE: Ajuda em genealogia.
Caro Afrânio, boa tarde.
Primeiramente gostaria de agradecer muito por sua colaboração, em dias tão corridos sei o quão difícil é separar um tempo para uma pesquisa ampla como esta que me enviou, em um post seu ja ha algum tempo postado na internet, você menciona o presidente Epitácio Pessoa, como sendo descendente de Dona Inez Pessoa, também tenho minha linhagem descendendo de D. Inez e tenho informações ate João Fernandes Pessoa cc Guiomar Barrosa, que foram os primeiros pessoa a chegar no Brasil, porem com relação ao presidente Epitacio Pessoa consegui informações somente ate os seus avós, você teria essa ligação que falta ate Dona Inez?? Mais uma vez lhe agradeço pela sua atenção, e se tiver interesse posso lhe enviar a minha arvore geneologica, talvez possa lhe ser útil em sua pesquisa.
att, Júnio Alves.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.