A comemoração ocorrerá no dia 30 de agosto (segunda-feira), às 19h, e será transmitida pelo Facebook e o canal do Youtube do Coletivo Mulheres Artistas
No dia 30 de agosto, às 19h, a Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes – FEBACLA, presidida por Dom Alexandre Rurikovich Carvalho, realizará o evento Anita Garibaldi: Uma alma libertária, transmitido pelo Facebook e o canal do Youtube do Coletivo Mulheres Artistas, em comemoração ao Bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, cognominada ‘Heroína de Dois Mundos’.
A Federação promoveu também este ano a Medalha Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi como uma das iniciativas de reafirmação da relevante memória da heroína brasileira.
A live de homenagem representará também a celebração das outorgas feitas da Medalha aos Acadêmicos e Personalidades Civis e Militares de todo o país, em reconhecimento aos seus atos meritórios, literários, culturais, cívicos e/ou sociais, concorrendo para a integração e engrandecimento da cultura universal.
O evento ANITA GARIBALDI: UMA ALMA LIBERTÁRIA foi organizado pela Prof. Dra. Angeli Rose, membra internacional da FEBACLA, Coordenadora do Coletivo Mulheres Artistas e Presidente do Instituto Internacional Cultura Em Movimento, também apresentadora da live.
A solicitação de Dom Alexandre à acadêmica para organizar o evento foi ao encontro do anseio de retribuir à entidade as alegrias que tem proporcionado a tantas ‘Mulheres Virtuosas’ que integram o quadro de membros da FEBACLA.
A mesa proposta reunirá numa mesma sessão, a partir das 19h (DF/Br): o escritor Deonísio da Silva (Balada por Anita Garibaldi & outras histórias catarinautas); a escritora e pesquisadora Hilda Flores (Anita Garibaldi. A criação do mito); a escritora e acadêmica Maria Esther Rodrigues (Mãos limpas. Coração quente. Um brasileiro no Kremlin); a escritora e Presidente da ALB-Laguna, Karmensita Cardoso (Noites de Inverno); a escritora Sandra Bandeira (Vice-Secretária A. I.M.); e convidadas para o momento cultural final, além da participação especial de Vanere Rocha, através de vídeo clipe autoral.
O evento contará com a intérprete de Libras, Gabriela Cruz, atividade patrocinada pelo IICEM. Outros apoiadores da live contribuíram para a realização: AJEB-SC; Coletivo Mulheres Artistas (CMA); Associação de Italianos para o Mundo (A.I.M.).
A FEBACLA convida a todos para esse momento em que a Federação oferecerá uma live memorável em torno da personalidade histórica de Anita Garibaldi (Vide card).
Angeli Rose faz um convite público para o evento, para que todos conheçam um pouco mais de Anita, segundo ela, “essa alma libertária que tem lugar em nossa memória e nossos corações.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

