As inscrições estarão abertas a partir do dia 04/09/21. Serão premiados os 03 primeiros colocados de cada categoria
A cidade de Pedreiras, no Estado do Maranhão, é um celeiro de muitos poetas e artistas, onde a cultura e poesia brotam em cada esquina. Pedreiras é banhada pelas águas barrentas do Rio Mearim e está localizada a 290 km da capital São Luis. Lá onde nasceu, no ano de 1968, o poeta Samuel Barreto, graduado em Licenciatura Plena em Letras, especialista em Letras e Graduado em História.
Samuel Barreto exerceu a função de Professor na Universidade Estadual do Maranhão, na rede Estadual de ensino – Sistema Prisional, e na Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco.
Desde cedo era envolvido em atividades culturais relacionadas à literatura e à arte.
Foi autor de diversas músicas com os mais variados parceiros (as), e vencedor de vários festivais musicais.
O primeiro livro publicado foi SOS Libertação, no ano de 1997; em seguida A Rua da Golada e Sua Identidade, no ano de 2009. Em 2013 publicou o livro de poesias Caderno de Passagem, pela Edufma e no ano 2014 venceu o Edital II de literatura da Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPEMA, com o livro Versos Cinzentos. Em 2020 teve publicado no livro Furo no Engano.
O poeta Samuel Barreto faleceu no ano de 2020 e, segundo os moradores de Pedreiras, deixou muita saudade.
Em homenagem ao grande poeta, sua família está promovendo a I Semana Cultural Samuel Barreto, que contará com o I Festival de Poesia Samuel Barreto e o I Festival de Música Samuel Barreto
As inscrições estarão abertas a partir do dia 04/09/21. E serão premiados os 03 primeiros colocados de cada categoria.
As inscrições serão online, em site a ser divulgado no Instagram do evento: @semanaculturalsamuelbarreto.
Os poetas e músicos interessados em participar da Semana deverão seguir o Instagram para acompanhar todas as informações e poder participar deste que a família de Samuel visualiza como um memorável festival de poesia e música do Médio Mearim. Para tanto, convida poetas e músicos de todo o Brasil para participar desse momento literário e musical em homenagem ao escritor, poeta e professor pedreirense Samuel de Sá Barreto.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024