novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

FEBACLA realizará cerimônias de outorga da Medalha Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Dostoiévski

image_pdfimage_print

As cerimônias serão realizadas nos dias 28 de janeiro de 2022, às 16h00, na Câmara Municipal de Niterói, e 29 de janeiro de 2022, às 16h00, pela plataforma Google Meet

O Presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias e por meio do Decreto Acadêmico nº 1116.014/2021, estabelece na data de 16/11/2021, a criação da Medalha Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Fiódor Dostoiévski.

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, nasceu em Moscou, na Rússia, em 11 de novembro de 1821 e foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo.

É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores “psicólogos” que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê).

Após o término de sua formação acadêmica como engenheiro, Dostoiévski trabalhou integralmente como escritor, produzindo romances, novelas, contos, memórias, escritos jornalísticos e escritos críticos. Além disso, atuou como editor em revistas próprias, como preceptor e participou de atividades políticas.

Suas obras mais importantes foram as literárias, onde abordou, entre outros temas, o significado do sofrimento e da culpa, o livre-arbítrio, o cristianismo, o racionalismo, o niilismo, a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar transtornos mentais, muitas vezes ligados à humilhação, ao isolamento, ao sadismo, ao masoquismo e ao suicídio. Pela retratação filosófica e psicológica profunda e atemporal dessas questões, seus escritos são comumente chamados de romances filosóficos e romances psicológicos.

A MEDALHA COMEMORATIVA BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE DOSTOIÉVSKI, será concedida a acadêmicos, poetas, escritores, personalidades civis e militares que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional e intelectual, tenham contribuído na promoção e no engrandecimento da Cultura Brasileira junto as instituições culturais.

A Solenidade de outorga da Medalha Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Dostoiévski, será realizada nas seguintes datas:

Dia 28 de Janeiro de 2022, às 16h.

 Local: CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI (Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 – Centro, Niterói – RJ).

Haverá uma palestra sobre a vida e a obra de Dostoiévski.

Palestrante: Prof. Marcos Vinicius Macedo Varella

Dia 29 de Janeiro de 2022, às 16h. Pela plataforma Google Meet.

Informações:

WhatsApp (21) 98264-5612

E-mail: domalexandrecarvalho@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

Dom Alexandre Rurikovich Carvalho
Últimos posts por Dom Alexandre Rurikovich Carvalho (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo