As cerimônias serão realizadas nos dias 28 de janeiro de 2022, às 16h00, na Câmara Municipal de Niterói, e 29 de janeiro de 2022, às 16h00, pela plataforma Google Meet
O Presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias e por meio do Decreto Acadêmico nº 1116.014/2021, estabelece na data de 16/11/2021, a criação da Medalha Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Fiódor Dostoiévski.
Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, nasceu em Moscou, na Rússia, em 11 de novembro de 1821 e foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo.
É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores “psicólogos” que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê).
Após o término de sua formação acadêmica como engenheiro, Dostoiévski trabalhou integralmente como escritor, produzindo romances, novelas, contos, memórias, escritos jornalísticos e escritos críticos. Além disso, atuou como editor em revistas próprias, como preceptor e participou de atividades políticas.
Suas obras mais importantes foram as literárias, onde abordou, entre outros temas, o significado do sofrimento e da culpa, o livre-arbítrio, o cristianismo, o racionalismo, o niilismo, a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar transtornos mentais, muitas vezes ligados à humilhação, ao isolamento, ao sadismo, ao masoquismo e ao suicídio. Pela retratação filosófica e psicológica profunda e atemporal dessas questões, seus escritos são comumente chamados de romances filosóficos e romances psicológicos.
A MEDALHA COMEMORATIVA BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE DOSTOIÉVSKI, será concedida a acadêmicos, poetas, escritores, personalidades civis e militares que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional e intelectual, tenham contribuído na promoção e no engrandecimento da Cultura Brasileira junto as instituições culturais.
A Solenidade de outorga da Medalha Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Dostoiévski, será realizada nas seguintes datas:
Dia 28 de Janeiro de 2022, às 16h.
Local: CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI (Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 – Centro, Niterói – RJ).
Haverá uma palestra sobre a vida e a obra de Dostoiévski.
Palestrante: Prof. Marcos Vinicius Macedo Varella
Dia 29 de Janeiro de 2022, às 16h. Pela plataforma Google Meet.
Informações:
WhatsApp (21) 98264-5612
E-mail: domalexandrecarvalho@gmail.com
- A Fundação da Academia Brasileira de Letras - 2 de fevereiro de 2026
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.


