No último dia 26 de março, a Rede Emancipa ‘Salvadora Lopes’ realizou a sua aula inaugural, na sede da Maloca Centro Cultural, um espaço de criação, pesquisa e desenvolvimento de projetos
A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular que luta pela democratização do acesso à Universidade e por uma educação de qualidade, crítica e gratuita. Nossa luta também é contra as desigualdades econômicas, o racismo, o machismo, a LGBTQIA+fobia, em defesa do meio ambiente e da saúde pública. Em Sorocaba, desde 2014, a Rede Emancipa atua promovendo cursinhos pré-vestibulares populares. Nessa cidade, o cursinho recebe o nome de “Salvadora Lopes”, militante operária e comunista, primeira mulher a ser eleita vereadora em Sorocaba no ano de 1947.
No último dia 26 de março, a Rede Emancipa ‘Salvadora Lopes’ realizou a sua aula inaugural, realizada na sede da Maloca Centro Cultural, um espaço de criação, pesquisa e desenvolvimento de projetos. Na oportunidade, apresentaram-se os organizadores da Rede Emancipa, professores, representantes da Maloca e apresentações artísticas com o Beco das Mina.
Na oportunidade, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro discorreu sobre a vida de Salvadora Lopes Peres. Cavalheiro é autor do livro ‘Salvadora!’, publicado em 2001, e que é a biografia de Salvadora Lopes Peres.
Durante a sua fala, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro recordou fatos da vida de Salvadora e salientou que ela sempre manteve a crença de que a Educação é uma das maneiras de se transcender à injustiça social. “Portanto, vocês, com o objetivo de darem continuidade aos seus estudos, estão mantendo vivo o ideal de Salvadora Lopes”, concluiu o professor e historiador.
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz.
É escritor, historiador e pesquisador de cultura popular, tendo publicado 30 títulos. É colaborador dos jornais ROL, da Tribuna das Monções e do Portal Marimba Selutu (Angola).
É acadêmico correspondente da FEBACLA e sócio efetivo da Academia Independente de Letras.
Os interessados em participar da Rede Emancipa poderão fazer o contato pelo e-mail: redeemancipa.sorocaba2020@gmail.com ou pelo celular: (15) 99767-1046.
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos