Com o apoio cultural da Lexmediare – Câmara de Mediação e Estudos Ltda. e da Crearte Editora, Angola e Brasil se unem num encontro literário
Dois colunistas do Jornal Cultural ROL e uma editora de Sorocaba/SP promovem um encontro literário entre Angola e Brasil.
Desse encontro, a edição do romance DIAS DE EXPIAÇÃO, de autoria do escritor angolano Orlando Ukuakukula, com o apoio cultural da Lexmediare – Câmara de Mediação e Estudos Ltda. (Sorocaba/São Paulo), sob a presidência da Adriana Rocha e da Crearte Editora (Sorocaba/SP), de Míriam Rangel.
A OBRA
Conflitos e esperanças, dores, sonhos e descobertas. Das dramáticas condições de sobrevivência para uma possível existência digna, eis o que conduz uma família na árdua luta do cotidiano para resistir, em sentimentos e necessidades, frente às hostis condições materiais de exclusão. Se o mínimo lhes é negado, então, lançar-se para outros cantos buscando por ajuda faz-se condição única para uma vida, minimamente, melhor. Conhecer as intrincadas relações desta persistência nos fará superar o que está por vir, ainda que terrível seja. Nada pode ser ser pior do que nenhum vislumbre da energia vital que nos identifica. É por isso que a coragem, a união de capacidades compartilhadas e a força para ultrapassar tenebrosos obstáculos forjam a identidade daquele grupo familiar, mesmo que a possibilidade de fracasso total seja uma das condições. Nenhuma tirania sobreviverá à energia que nos moldou em dor, sofrimento e resiliência. Venceremos, não porque suportamos, mas porque resistimos e enfrentamos. Então, como identidade de família e povo, plantaremos dias novos de festa!
Élcio Mário Pinto, escritor.
Sorocaba – São Paulo – Brasil – 12/03/2022
O AUTOR
Orlando Rafael Ukuakukula é natural de Luanda, é formado em Ensino da Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Modernas, pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), em Angola. É membro do projecto de investigação científica da Variedade do Português em Angola (VAPA); membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) e delegado do município de Cacuaco; colunista do Jornal ROL-Brasil; membro da Academia Intercontinental de Artistas e Petas (AIAP)-Brasil
Profissionalmente, é professor e, nas artes, é escritor, cronista, contista, romancista, poeta e declamador.
Participou, com mérito, do I Concurso Internacional Poético Cultive-2021, realizado em Genebra-Suíça; co-autor da Revue Suisse D’art et Literature Cultive, com o poema ‘pedaços de Nós’.
UM COMENTÁRIO
Sobre o autor e o romance, Filipe Sopite Cambundile, amigo do autor, gravou um depoimento marcado pela emoção: Filipe Sopite Cambundile.
LANÇAMENTO
O romance será lançado nos dias 26, 27 e 30 de maio, das 10h às 12h, na Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), Instituto Superior Politécnico Nelson Mandela (ISPNM) e no Marco Histórico de Cacuaco.
Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com o autor, por meio dos números 934 66 53 51 / 952 45 55 71.
Em relação ao Brasil, prevê-se lançar a segunda edição, devendo os interessados contatar a Crearte Editora (15 – 3227-7065 / 15 – 98801-3344.
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


