‘Vekinha em: O Mistério do Coco’ – Uma Aventura Encantadora que Desperta a Curiosidade das Crianças e dos Adultos
Verônica Moreira, escritora e colunista do Jornal Cultural Rol, está prestes a lançar seu mais novo livro intitulado “Vekinha em: O Mistério do Coco”, pela Editora Littera. Diferente de sua obra anterior, “Jardim das Amoreiras”, que é voltada para um público mais amplo, desta vez Verônica aposta no público infantil com as aventuras e indagações da personagem Vekinha que é uma menina muito curiosa e perspicaz que está sempre em busca de respostas lógicas para tudo o que desperta sua curiosidade, fazendo perguntas e desvendando mistérios ao longo da história. Este novo livro promete ser uma leitura envolvente e estimulante para as crianças.
O Jornal Cultural Rol conversou com a autora sobre seu mais novo livro, mas antes de ler sobre o livro tenha um gostinho, uma pequena release de que será o mais novo livro de Verônica Moreira.
“Vekinha em: O Mistério do Coco” é um livro voltado para o público infantil que fala sobre as aventuras da personagem Vekinha na Rua do Sapo. Vekinha é uma menina curiosa que está sempre em busca de descobrir os mistérios da natureza e do mundo ao seu redor. No livro, Vekinha e suas amigas ficam intrigadas com um coco, elas decidem investigar e descobrem segredos surpreendentes sobre o coco e sobre a própria rua. Além do mistério central, o livro também apresenta outras brincadeiras e atividades das crianças da Rua do Sapo, mostrando a importância da amizade, da criatividade e da imaginação na infância. Apesar de ser voltado para o público infantil, “Vekinha Em… O Mistério do Coco” pode ser uma leitura divertida e envolvente para adultos que desejam se reconectar com a inocência e a curiosidade da infância.
Agora que você conheceu um pouco sobre “Vekinha em: O Mistério do Coco”, não perca a oportunidade de mergulhar em uma entrevista exclusiva conduzida pelo colunista do Entrevistas ROLianas, Celso Ricardo de Almeida. Prepare-se para uma leitura envolvente e reveladora, na qual você descobrirá todos os segredos por trás de “Vekinha em: O Mistério do Coco”.
Qual foi a inspiração por trás deste livro?
O Livro foi inspirado em fatos que ocorreram na minha infância vivida na antiga Rua do Sapo, hoje conhecida como Rua Paulina Miranda. Ali, eu cresci e vivi maior parte da minha vida com minha família. Éramos uma família de sete irmãos, sendo três meninas e quatro meninos. Como eu era uma menina muito curiosa, eu vivia fazendo perguntas a todos, e quem sofria para me dar explicações, na maioria das vezes era minha irmã mais velha, que no meu livro recebeu o nome de Cicinha. Vekinha é a minha personagem e o mistério a ser desvendado é “Como à água foi parar dentro do coco?”. Vekinha quer a todo custo encontrar uma explicação e eu gostaria de ajudá-la contando essa história a todas às crianças, para que me ajudem a encontrar uma resposta mais racional.
Como foi o processo de escrita? Quais foram os maiores desafios?
Por ser um livro para o público infantil, eu decidi, com o auxílio da Editora Littera na pessoa de Beatriz Roffmann, a fazer um livro que às crianças, ao lerem, sintam-se tocadas e que aguce a curiosidade delas, quanto aos mistérios da natureza. Com isso quero que elas se divirtam com a leitura. Por isso usei uma linguagem mais simples que seja de fácil compreensão para nossas crianças. O livro conta com a Historinha do coco e em seguida uma crônica que também remete aos acontecimentos na casa da personagem, na rua do sapo. A ideia da crônica é fazer com que as crianças aprendam sobre respeito, amor e valorização.
Qual é a mensagem principal que você espera transmitir com este livro?
O intuito desse livro é trazer de volta os valores familiares, a importância do contato das crianças com a natureza e com as outras pessoas ao redor. Trazendo a reflexão a importância das brincadeiras, que hoje em dia foram trocadas por uma tela de celular, como amarelinha, pique-esconde e bandeirinha, ciranda e principalmente, o calor humano que está cada dia mais distante do nosso cotidiano e dos nossos filhos.
Como você escolheu os personagens? Eles são baseados em pessoas reais ou completamente fictícios?
Todas as personagens do livro são pessoas reais, que fizeram parte da minha infância na Rua do Sapo. Sr. Zé da vendinha, Ernestina à vizinha, Chiquinho o padeiro e Miraldo leiteiro, bem como os personagens que compõem toda família da Vekinha. Não foi difícil escolher os personagens. Apenas o nome da personagem principal Vekinha, que sou eu, porque eu queria um nome ou apelido que mais se aproximasse do meu nome Verônica.
Como você espera que os leitores se conectem com a história e os personagens?
Eu acredito que todos nós, em algum momento da infância, conviveu ou tem lembranças de pessoas e fatos que marcaram a infância; uma vizinha que era mais ligada à família; uma vendinha perto de casa, o homem que entregava o pão e os amiguinhos de infância que hoje se tornaram um adultos. Eu creio que o livro não irá aguçar apenas a curiosidade e incentivar a leitura das crianças, mas muitos adultos irão divertir-se lendo essas histórias.
Quais foram as suas maiores influências literárias ao escrever este livro?
Minha maior influência literária em se tratando de livros infantojuvenil, sempre foi, e é, a escritora caratinguense Marilene Godinho e o amado por todos, Ziraldo Alves Pinto, o criador do personagem mais amado da história; “O Menino Maluquinho”.
Como foi o processo de edição e revisão do livro?
Foi um momento bem tranquilo, por ter confiança no trabalho da Editora Littera. Gostei bastante da ilustração, da capa, da diagramação e tudo que compôs esse novo livro, que só foi possível publicar esse ano porque recebi uma proposta da Editora na pessoa de Beatriz Hoffmann a quem devo muita gratidão por seu empenho e carinho com o meu trabalho.
O que você espera que os leitores sintam ao ler este livro?
Espero que todos que lerem, revivam o melhor da infância, que é sem dúvidas, a fase da vida que deixa saudades e belas recordações.
Quais são seus planos para a carreira literária? Há outros projetos em andamento?
No momento, estou me dedicando ao livro Vekinha, mas pretendo continuar a escrever poesias, participar de coletâneas e organizar outros projetos com os amigos parceiros. E para os leitores da Vekinha; saibam que a história não para por aqui, teremos muitos outros livros com histórias reais da personagem Vekinha, afinal, eu ainda tenho muita história para contar pra vocês, e tem novidades vindo por aí! A Vekinha já foi convidada para participar de desenho animado. Aguardem!
Você tem algum conselho para escritores aspirantes que estão tentando publicar seu primeiro livro?
A primeira coisa a fazer realmente é procurar uma boa editora e jamais desistir daquilo que sonha em fazer. Um trecho do texto de Augusto Cury que se encontra na orelha do meu primeiro livro que é: “Jardim das Amoreiras”, diz o seguinte:
“Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.”
Descubra o fascinante mundo de “Vekinha em: O Mistério do Coco” com apenas um clique! Garanta agora mesmo o seu exemplar através do link abaixo e mergulhe nessa envolvente aventura cheia de mistério e diversão. Não perca tempo, aproveite essa oportunidade e adquira o livro que vai encantar pessoas de todas as idades!
Adquira aqui o livro “Vekinha em: O Mistério do Coco” https://shopee.com.br/product/925803649/23839586129/
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Versos Iluminados: Uma conversa com Pietro Costa sobre ‘SOL RIDENTE’ - 16 de agosto de 2023
- Versos Revelados: A Alma Poética de Vagner Fernandes - 26 de julho de 2023
- Visão além das palavras, com Sandra Albuquerque - 17 de junho de 2023
Celso Ricardo é mineiro da cidade de Liberdade, mas radicado em Fervedouro, também em Minas Gerais, desde o ano de 1999. Formando em Administração de Empresas; Bacharel em Teologia, Pedagogia e Bacharel em Direitos Humanos com Ênfase em Ciências Sociais. Possui ainda especializações e Pós-Graduação em: Gestão Ambiental; Gestão Pública pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Psicanálise, Acupuntura, Ciências da Religião, Maçonologia – História e Filosofia e MBA em Gestão Empresarial. É Dr. h.c. Administração pela Logos University In. e Dr. h.c. em Educação pela Faculdade de Ciências Médicas e Jurídicas – FACMED. Servidor público de carreira trabalha há mais de 20 anos na área de saneamento básico. Professor designado pelo Estado de Minas Gerais, leciona para cursos técnicos na área de Administração de Empresas e afins. Possui 11 livros publicados e já participou de 46 antologias literárias, sendo que frequentemente organiza antologias objetivando divulgar a literatura. É membro de diversas academias literárias, como a FEBACLA, ACLA-MG; Academia Volta-Redondense de Letras e outras.
Esse livro promete muito sucesso!
Penso que a poeta Verônica se adapta bem, nesse novo estilo literário infantil.
Ela tem guardada dentro de sí, a pureza de uma criança.
Desejo sucesso! Parabéns.
Vó Alcina.
Encantada! Parabéns Verônica!
Heyaa i am for thee first time here. I found this board annd I find It really usefu & iit helped mee oout much.
I hope too give somthing back and aiid thers like you aided me.