Em seu show, apresentará a moda de viola raiz com presença marcante do fandango, da catira, da recomenda das almas, da queima do alho, do toque do berrante e do cururu
A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realizará nesta quarta-feira (12/7), às 19h, mais uma edição do Projeto “Tradição e Raiz” na Feira da Lua da Praça Ayrton Senna, na Vila Dr. Laurindo, com apresentação do violeiro José Rafael de Oliveira, mais conhecido como Zé Rafael.
Em seu show, apresentará a moda de viola raiz com presença marcante do fandango, da catira, da recomenda das almas, da queima do alho, do toque do berrante e do cururu, cultura esta que tomou conta de sua trajetória.
Aos 5 anos de idade, Zé Rafael já apresentava vocação para fazer música. Dois anos mais tarde, com 7 anos de idade, ele já cantava, tocava e dançava no Grupo “Tropeirinhos do Rancho”, tradicional no Bairro Congonhal, resgatando as tradições do interior que, com o passar dos anos e o desenvolvimento, foram se perdendo.
Também dançou no Grupo “Tropeiros da Mata”, que teve suas atividades interrompidas devido ao estado de saúde de seu líder, Júlio Cleto, um dos grandes nomes do fandango em Tatuí. Dos 11 aos 18 anos de idade, Zé Rafael estudou viola e violão no Conservatório de Tatuí.
Ele já registrou presença em diversos eventos de Tatuí e região, na festa de peão de Barretos – por três anos consecutivos -, e em programas de TV de âmbitos regional e nacional, entre eles na TV Aparecida e na TV Tem (filiada à Rede Globo).
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024