Oito filmes da diretora estarão disponíveis gratuitamente na Spcine Play. A cineasta vai ministrar masterclass na cinemateca brasileira
Imagens Mostra Everlane Moraes
Everlane Moraes, cineasta brasileira reconhecida por sua linguagem autoral que mescla mistura única de elementos estéticos da ficção com a sensibilidade do documentário, é a homenageada do Cabíria Festival.
A quinta edição do evento, dedicado à representatividade de mulheres e à diversidade nas telas, entre os dias 18 e 23 de julho, será híbrida, com atividades presenciais na Cinemateca Brasileira e na ESPM, em São Paulo, e exibição de filmes online para todo o país pela Spcine Play, no Telecine e na MUBI. A programação é gratuita e o patrocínio da Spcine. Confira em https://www.cabiria.com.br
O público vai poder mergulhar na obra da diretora na masterclass “Navegações Estéticas” e assistir uma videoinstalação com exibição em lopping dos filmes “Aurora” e “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?”, “Pattaki” na Cinemateca Brasileira. A atividade está com inscrições abertas no site do festival. Já online, entre 18 e 23, estará disponível gratuitamente a Mostra Foco Everlane Moraes na Spcine Play (https://www.spcineplay.com.br/).
São oito curtas-metragens: “Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana”, “Allegro Ma Non Troppo“, “La Santa Cena”, “Aurora”, “Pattaki“, “Caixa D’Água: Qui-Lombo é esse?”, “A gente acaba aqui” e “Monga, Retrato de Café“.
SOBRE A DIRETORA
Atua como diretora, professora, consultora, além de ser produtora e criadora da Pàttàki Audiovisual. Recentemente, codirigiu a série antológica “Histórias Impossíveis”, na Rede Globo. Diretora de curtas que se destacaram por sua engenhosidade visual e narrativa, como “Pattaki” (2019) e “Aurora” (2018), seus filmes transitam entre diferentes gêneros e formatos, destacando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra.
O trabalho da cineasta já foi exibido em festivais como Sundance, Rotterdam, BFI, Womxn in Windows e One Story Up.
Seus projetos de longa-metragem têm sido sistematicamente apoiados por fundos internacionais e vêm sendo selecionados para diversos laboratórios de formação, como San Sebastian, Iberseries & Platino Industria, European Film Market (EFI), Torino Film Lab, Doc Station/Berlinale Talents, entre outros. “O segredo de Sikán”, seu primeiro longa de ficção, está com lançamento previsto para 2025.
Everlane Moraes é graduada em Cinema, com especialização em Direção de Documentários, pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV, Cuba), e tem formação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, Brasil).
SINOPSES DOS CURTAS-METRAGENS
A Gente Acaba Aqui (Brasil-SE, 2021, documentário, 15min)
A Gente Acaba Aqui é a presença da morte em meio aos vivos. É o reencontro de familiares e amigos ao redor do corpo do tio da diretora da obra. Um documentário fúnebre sobre a única certeza da vida. Direção: Everlane Moraes. Classificação: 14 anos.
Allegro Ma Non Troppo: La Sinfonia de la Belleza (Cuba, 2016, documentário, 6min)
Uma investigação acerca da vaidade e autorrepresentação que constituem parte da juventude cubana na cidade de Havana. Direção: Everlane Moraes. Classificação: Livre.
Aurora (Cuba, 2018, documentário,15 min)
As existências de três mulheres negras — de diferentes espaços, contextos e idades — passam por um olhar. A viagem do olhar da câmera, neste filme cubano dirigido pela brasileira Everlane Moraes, nos questiona para além do que vemos: do que é sentido, internalizado, e do que pode ser expulso. O que podemos ver? E o que não somos? Não há dúvida de que “há poder no olho”! Direção: Everlane Moraes. Classificação: 14 anos.
Caixa D’Água: Qui-Lombo é esse? (Brasil-SE, 2013, documentário, 15min)
Documentário sobre a necessidade do resgate das histórias de vida de uma comunidade quilombola aracajuana, que resiste em meio à urbanização desenfreada da cidade, estando o foco do trabalho na preservação da oralidade das cinquenta e cinco pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana. Direção: Everlane Moraes. Classificação: Livre.
Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana (Brasil-SE, 2014, Documentário, animação, 15min)
A pintura de Éverton expressa o que há de mais real na vida do homem. Aos olhos desse artista, a humanidade é revelada pelos aspectos mais sublimes e também mais obscuros. O artista cria a possibilidade do humano se redimir através da autoavaliação. Sua pintura não pretende agradar, mas cutucar. Ela é como uma revelação do BELO através do FEIO. Direção: Everlane Moraes. Classificação: 14 anos.
La Santa Cena (Cuba, 2016, documentário, 15min)
O retrato de uma família afro-cubana da Santeria e a evocação entre o carnal e o espiritual na vida cotidiana dessa casa, onde o ritual de alimentar os orixás parece ser quase mais necessário para a alma dessa família do que se alimentar. É a reconstrução do processo do sacrifício de seu último galo, um animal que acompanhamos desde sua vida até sua morte, o alimento central da Santa Ceia. Direção: Everlane Moraes. Classificação: 14 anos.
Monga, Retrato de Café (Cuba, 2017, documentário, 15min)
Um convite para tomar café é o início de uma conversa íntima que esboça o retrato de Ramona Reyes, uma plantadora de café descendente de um haitiano assassinado dias antes do triunfo da Revolução Cubana. Direção: Everlane Moraes. Classificação: Livre
Pattaki (Cuba, 2019, documentário, 21min)
Os peixes agonizam à beira-mar à medida que a água invade a cidade e forma espelhos que distorcem sua imagem. Na noite densa, quando a lua sobe a maré, esses seres, que vivem em uma vida diária monótona sem água, são hipnotizados pelos poderes de Iemanjá, a deusa do mar. Direção: Everlane Moraes. Classificação: 14 anos.
ESTA EDIÇÃO
Esta 5ª edição do Cabíria Festival traz uma seleção de 16 filmes – entre longas e curtas – encontros profissionais e de criação. Haverá exibição longa-metragem “Fogaréu”, de Flávia Neves; a estreia nacional de “As Miçangas”, de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, indicado a melhor curta-metragem na Berlinale (2023), e a Sessão Telecine, em parceria com a marca especialista em cinema e a Embaixada da França no Brasil, do multipremiado “Saint Omer”.
Nas plataformas, entre 18 e 23 de julho, a Spcine Play (https://www.spcineplay.com.br/) disponibiliza a obra completa de Everlane Moraes, a cineasta homenageada no festival. Nos dias 22 e 23, também estarão disponíveis também os curtas-metragens de outras diretoras: “Eu, negra”, “Se trans for mar” e “Yuri u xëatima thë” (A pesca com timbó)”, além do longa “Fogaréu”, de Flavia Neves. Veja como acessar em https://www.cabiria.com.br/como-participar/
O Telecine é parceiro do Cabíria Festival Audiovisual e terá especiais dedicados ao evento. No canal Telecine Cult, o “Especial Cabíria Festival” vai ao ar em 19 de julho, a partir das 16h, com a exibição dos nacionais: “A Porta ao Lado”, “Que Horas Ela Volta?”, “Medusa” e “Regra 34“.
Já no catálogo do Telecine, disponível no Globoplay e via operadoras de TV por assinatura, a cinelist Cabíria Festival (globoplay.globo.com/categorias/telecine-cabiria-festival) reúne títulos com direção feminina. A seleção conta com os filmes: “Alvorada”, “Boa Sorte, Leo Grande”, “Corsage”, “O corpo é nosso”, “Mar de Dentro”, “Medusa”, “Na Hora da Virada”, “Rafiki”, “Retrato de Uma Jovem em Chamas” e “Três Verões”.
A MUBI, distribuidora global e serviço de streaming com curadoria, disponibilizará entre os dias 19 e 23 de julho os filmes “Transviar”, de Maíra Tristão, e “A Felicidade das Coisas“, de Thais Fujinaga, destaques da programação do Cabíria Festival em 2022. Basta acessar www.mubi.com/cabiriafestival e utilizar o cupom cabiriafestival.
O festival é uma realização da Ipê Rosa e Laranjeiras Filmes, com o patrocínio da Spcine, parcerias da Embaixada da França, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, Cinemateca Brasileira, ESPM, Goethe-Institut Rio de Janeiro, ABRA e Instituto Dona de Si, e apoios do Cardume Curtas, Travessia, Canal Curta, Curta!On, Globo, Elo Studios, Selo ELAS, Série Lab, FRAPA, Rota Festival, Filmicca, Ateliê Escreva Criatura, Ovo Design, Etc Filmes, Imprensa Mahon, Revista Piauí e Agência Febre.
SERVIÇO:
Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP
Programação de 19 a 21 de julho
Programação gratuita
Retirada de senha 1 hora antes de cada sessão/atividade
Masterclass e Estudo de Caso com inscrições prévias
ESPM
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Programação de 18 a 21 de julho
Painel, Oficina, Workshops e Encontros com inscrições prévias
Para acessar o local é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto.
Informações em https://www.cabiria.com.br/
O FESTIVAL
Desde 2015, o Cabíria Festival articula uma Rede de Talentos Femininos do Audiovisual. Criada inicialmente como um Prêmio de Roteiro dedicado às histórias escritas e protagonizadas por mulheres, ao longo de oito anos, a Rede Cabíria de Talentos já premiou quase 100 histórias e beneficiou mais de 40 projetos, exibiu obras audiovisuais de mais de 150 realizadoras, além de impulsionar a carreira de dezenas de roteiristas e cineastas.
A partir de 2019 a iniciativa se expandiu para o formato de Festival abrangendo Premiação, Laboratório de Roteiro, Mostra de Filmes, Encontros Profissionais e de Formação, e Intercâmbio Internacional entre Cinematografias.
Atualmente, Cabíria Festival, Prêmio Cabíria, e Cabíria Lab formam os três pilares de sustentação da Rede Cabíria de Talentos que através de ações transversais com uma ampla rede de parcerias, mobiliza roteiristas, cineastas e storytellers com o objetivo comum de impulsionar talentos do audiovisual, contribuir para a igualdade de gênero na cadeia produtiva, agregando criadores de identidades de gênero diversas e a comunidade LGBTQIAPN+
Instagram: https://www.instagram.com/cabiria_festival/
Facebook: https://www.facebook.com/cabiriafestival
Youtube: https://www.youtube.com/cabiriafestival
SOBRE A SPCINE
A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
Para mais informações entre em contato
Herval Peixoto:: herval.peixoto@agenciafebre.com.br 21 97161-5596
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 99978-2881
Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agfebre
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024