maio 22, 2024
Diálogos MAP
Em busca de circular no nosso quintal
Espinhos da Rosa
Sol e Lua
Esfinge
Inteligência Artificial: Como será o futuro?
Green60 – Mobile Film Festival
Últimas Notícias
Diálogos MAP Em busca de circular no nosso quintal Espinhos da Rosa Sol e Lua Esfinge Inteligência Artificial: Como será o futuro? Green60 – Mobile Film Festival

Romance noir expõe violências de um Brasil decadente

Print Friendly, PDF & Email

Em ‘Bas Fond – Um conto urbano e suburbano’, Felipe Benício tece críticas à moral e aos costumes com um enredo policial ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1990

Capa do livro ‘Bas Fond – Um conto urbano e suburbano’, de Felipe Benício – Divulgação / Felipe Benício

Em Bas Fond – Um conto urbano e suburbano, os leitores imergem no passado de um Rio de Janeiro que se distancia da alcunha de ‘cidade maravilhosa’. Ambientado na década de 1990, o livro escrito por Felipe Benício mescla elementos das narrativas policiais e de mistério para contar a história de um crime que estremece a sociedade brasileira apegada aos bons costumes.

No enredo, Mário Mariano é um jornalista recém-formado que, sem muitas oportunidades, aceita um trabalho como repórter em um jornal prestes a falir. Durante os primeiros dias no novo cargo, publica uma matéria exclusiva sobre uma prostituta vítima de abuso sexual. Mas, com as atualizações do caso, o protagonista inexperiente vai descobrir o envolvimento de nomes importantes da polícia da região, ao mesmo tempo que expõe as desigualdades sociais e de poder na capital.

Desterro angustiava-se lembrando dos tempos de dureza, em que fora obrigada a trabalhar como telefonista, secretária e manicure, morando em Costa Barros, sempre longe do trabalho da vez. O dinheiro mal dava para pagar aluguel e alimentação em uma pequenina casa de dois cômodos, sem banheiro, perto do Morro da Pedreira. (Bas Fond – Um conto urbano e suburbano, pg. 64)

Esta narrativa é inspirada nas vivências pessoais do autor, que começou a carreira como repórter policial. A partir do contato direto com o ofício, ele traça um panorama histórico do jornalismo brasileiro. A trama também conta com detalhes descritivos do Rio de Janeiro: mesmo aqueles que nunca conheceram a cidade caminham junto com os personagens pelo Catete, bairro que, no passado, sediou o palácio da Presidência da República.

Felipe Benício utiliza vários recursos narrativos para complementar a leitura, como os flashbacks, que levam o público do subúrbio carioca até a alta sociedade de Belém nos anos 1960. Além disso, os capítulos são curtos: alternam pontos de vista entre os narradores e os diálogos são diretos para se aproximar da crueza da realidade. Mas a trajetória de Mário Mariano não acaba em Bas Fond: novos livros darão continuidade ao percurso profissional do jornalista, que se conectará a outros momentos-chave da história brasileira.


FICHA TÉCNICA

Título: Bas Fond – Um conto urbano e suburbano

Autor: Felipe Benício

Editora: Ases de Literatura

ISBN: 978-65-54282-31-4

Páginas: 156

Preço: R$ 43,90 (físico) | R$ 24,99 (e-book)

Onde comprar: Amazon

SOBRE O AUTOR

RIO DE JANEIRO (RJ), 13/07/2023 – LITERATURA / ARTE/ CULTURA – Sessão de fotos com o escritor Felipe Benicio, autor do livro Bas Fond, com noite de autógrafos prevista para o dia 30 de agosto, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon., na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Jornalista com especialização em Comunicação Corporativa pela ESPM-Rio, o carioca Felipe Benício atualmente é responsável pela área de relacionamento com a mídia da Vibra. Durante a carreira, trabalhou como repórter de vários veículos de comunicação, como Última Hora, Rádio Manchete e Bloch Editores – que serviram de inspiração para a publicação do primeiro livro ‘Bas Fond – Um conto urbano e suburbano’.



Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo