Promovido pelo Movimento Criar Arte, o concurso premiou talentos sorocabanos de poesia, desenho amador e profissional e pintura
O Movimento Criar Arte, projeto literocultural idealizado e coordenado pela escritora Laude Kämpos, tem como objetivo incentivar a criação artística, revelar novos talentos e divulgar a expressão criativa de artistas anônimos, contribuindo para a fomentação da arte brasileira e para a formação de uma sociedade mais justa, reflexiva e inclusiva.
No dia 26 de abril, às 14h, a Biblioteca Municipal de Sorocaba ‘Jorge Guilherme Senger’ foi palco da premiação do I Concurso de Poesia, Desenho Amador, Desenho Profissional e Pintura, promovido pelo Movimento Criar Arte, que visou destacar poetas e artistas sorocabanos.
O I Concurso Cultural-Artístico do Movimento Criar Arte foi lançado em quatro categorias: Poesias, Desenho Amador, Desenho Profissional e Pintura. As três melhores obras de cada categoria receberam prêmio em dinheiro, medalha e certificado.
Com quase uma centena de convidados, o evento contou com a presença da diretora da Biblioteca Municipal, Fabiana Campolim; vereador Ítalo Moreira, acompanhado dos assessores Leandro e Dr. Vamir; o Comandante da Guarda Municipal Benedito da Silva Zanin; Fernando Oliveira, representando o vereador Fernando Dini; Hamilton Vieira, Chanceler da Cultura Nacional, pela FEBACLA; o Quarteto da Vila (Luizinho Qxada, Paulinho Moraes, Osório e Joaõzinho); idosos do Recanto da Sabedoria, e, com a expectativa da premiação, os poetas, desenhistas e artistas que concorreram nesta edição do concurso.
A cerimônia, conduzida pelo jornalista Sergio Diniz da Costa, foi iniciada com a composição da Mesa de Honra, composta pela diretora da Biblioteca Municipal, Fabiana Campolim; o vereador Ítalo Moreira; o representante do vereador Fernando Dini, Fernando Oliveira e o comandante da Guarda Municipal, Benedito da Silva Zanin .
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a escritora Laude Kämpos, agradecendo a presença de todos, reiterou os objetivos do Movimento Criar Arte e recebeu as seguintes honrarias: Votos de Congratulações, subscrito pelo vereador Fernando Dini, pela criação do Movimento Criar Arte, incentivando a cultura em nossa cidade; Diploma de honra ao mérito, da academia de letras jurídicas do Estado do Espírito Santo e Personalidade Social e Cultural 2024, da Academia Capixaba de Letras e artes de Poetas Trovadores, entregues pelo poeta Araken dos Santos.
Ato contínuo, a organizadora do evento celebrou o concurso, oferecendo medalhas às seguintes personalidades: Ana Maria Reis; Beatriz Carvalho Ledier; Beatriz Leite de Oliveira; Claudia Pereira de Araújo; Claudia Pereira de Araújo; Daniel Felipe de Oliveira da Silva; Darci Zampaulo; Dorval Oliveira da Silva; Fábio Gabriel Martins; Felipe A. Monte; George Alberto Franco; Hamilton Vieira da Silva; Jade Devito Martins; Joceli Aparecida de Oliveira; Juliana Vannucchi; Lygia da Silveira Garcia; Maurício Silva do Amaral; Nilza Galhardo; Sara Luana Santos da Silva e Soraya Balera.
Para o registro fotográfico, foram convidados à frente, os patrocinadores do concurso: Araken dos Santos; Benedito da Silva Zanin; Maria Eugênia F. Moraes; José Luiz Peixoto de Almeida e Roberto Pineda.
O evento contou com a declamação de poemas, por parte de Araken dos Santos, com o poema ‘A Menina da Janela’, e Vânia Moreira, com o poema ‘Vasto Mundo’
Foram convidados à frente os jurados, da categoria Pintura e Desenho: Antony Alexandrer Tomaso Nunes; Edélcio José de Camargo Ipanema e Silvaney Vasconcelo; e da categoria poesia: Vânia Moreira; Lígia Resende de Noronha Goulart e Sergio Diniz.
O público presente foi contemplado com um sorteio de quadros, oferecidos pelas pintoras Soraya Balera; Silvaney Vasconcelos e Edélcio Ipanema.
E coroando o evento, o cerimonial anunciou os Vencedores do I Concurso.
Foi convidado à frente, para anunciar os três vencedores da categoria POESIA, o poeta Araken dos Santos:
1º Hamilton Vieira da Silva – ‘Mulher, Ignoto Caminho’;
2º Beatriz Carvalho Ledier – ‘Pintura Abstrata de Mulher em Flor’;
3º Sara Luana Santos da Silva – ‘São Tantos Nomes’.
Maria Eugênia de Moraes, para anunciar os três vencedores da categoria DESENHO AMADOR:
1º Daniel Felipe de Oliveira da Silva, ‘O Plantio’*;
2º Mauricio Silva do Amaral, ‘Malkut’;
3º Joceli Aparecida de Oliveira, ‘Cidadãos Felizes’.
Obs.: O vencedor do 1º lugar, além do prêmio em dinheiro, medalha e certificado, ganhou um curso gratuito de desenho profissional.
José Luiz Peixoto de Almeida, para anunciar os três vencedores da categoria DESENHO PROFISSIONAL:
2ª Maurício Silva do Amaral – ‘Granfalloon’
Obs.: Pelas regras do concurso, somente os vencedores que estivessem presentes na cerimônia é que receberiam o prêmio.
Comandante Benedito Zanin, para anunciar os três vencedores da categoria PINTURA:
1º Fábio Gabriel Martins, ‘Gigante pela própria Natureza’;
2º Ana Maria Reis, ‘Fome’;
3º Soraya Balera – ‘Fera’
Todos os participantes do concurso receberam *Voto de Congratulações* outorgados pelo vereador Italo Moreira
Fotos
Vencedores do concurso
Categoria Poesia
Categoria Desenho Amador
Desenho Profissional
Pintura
- Ser criança - 12 de outubro de 2024
- Poema de despedida - 11 de outubro de 2024
- Irene Rocha lança o livro de poemas Lirismo D’alma - 10 de outubro de 2024