O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Será emitido certificado de participação para os participantes e ouvintes
O Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (EPECOM), organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Universidade de Sorocaba (Uniso), ocorrerá este ano nos dias 23 e 24 de setembro com a presença de destacados pesquisadores e apresentação de trabalhos de pesquisa em andamento nas Universidades.
O evento – anual, em âmbito nacional; bienal, em âmbito internacional – ocorre desde 2007 e reúne pesquisadores interessados em refletir sobre questões comunicacionais e culturais.
O EPECOM recebe trabalhos resultantes de pesquisas finalizadas ou em andamento nos níveis de graduação – Iniciação Científica e TCC – e de pós-graduação – mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores-pesquisadores. Os trabalhos aprovados pela comissão organizadora, que conta com docentes do PPGCC na sua composição, são apresentados nos Oito Grupos de Trabalhos (GTs), correlatos aos grupos de pesquisa que compõem o PPGCC.
A cada ano, o EPECOM traz uma temática que norteia as mesas de abertura e de encerramento do evento e tem por objetivo explorar aspectos do universo da pesquisa em comunicação e cultura, em consonância com a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGCC. A temática também pode servir de inspiração para os expositores de trabalho que participam dos GTs, assim, comunicações em diálogo com o tema eleito para a edição são bem-vindas. Neste ano o tema será Educação Midiática e terá como referência os trabalhos desenvolvidos por David Buckingham.
O XVIII EPECOM terá abertura no dia 23 de setembro, às 9 horas. A partir das 9h30 ocorrerá a palestra “Literacias de Mídia e Informação”, ministrada pela Profa. Dra. Brasilina Passareli, Diretora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.
Já às 10h30 ocorrerá a palestra da Profa. Dra. Gabriela Borges, da Universidade de Algarve (Portugal) que discorrerá sobre “A Literacia mediática no campo da comunicação”. No período da tarde ocorrerá a apresentação de trabalhos e o lançamento de livros.
No dia 24, a partir das 9 horas acontecerá a Mesa Redonda com o tema “Mídia e Violência contra a Mulher”, com a mediação da Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini de Souza. Em seguida, o evento será encerrado com as palestras de Ana Elisa Viviani, com o tema “O espectador do sofrimento e a distância nas imagens midiáticas”; e Márcio Zanetti Negrini com “Figurações audiovisuais das emoções como denúncia da violência”.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Será emitido certificado de participação para os participantes e ouvintes. Interessados em submeter artigos para o EPECOM, especialmente com o tema Educação e Mídia, poderão fazê-lo até o dia 20 de agosto por meio da página do evento: https://uniso.br/evento/epecom-2024
Os artigos submetidos ao EPECOM e ao EPECOM Jr. aprovados são selecionados para compor os Anais do encontro, que, a partir de 2017, são apresentados em versão digital no site do PPGCC da Uniso.
O EPECOM é sempre realizado no final de setembro, e a chamada de trabalhos é aberta no primeiro semestre, entre fevereiro e março de cada ano. Todas as datas e a programação completa ficam disponíveis aos interessados com antecedência, no site da Universidade de Sorocaba.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024