Resenha do livro ‘A janela de Babiana Trudeau’, de Roberto Marcos
RESENHA
Com uma narrativa envolvente, fluida e repleta de reviravoltas, este livro se destaca pela sua originalidade e capacidade de prender o leitor do início ao fim.
Cada capítulo é cuidadosamente construído para surpreender, mantendo o suspense até a última palavra.
Repleto de tensão psicológica, a obra mergulha em temas profundos e impactantes, abordando questões que podem provocar reflexões intensas.
No entanto, vale o alerta: o livro contém gatilhos emocionais, o que reforça sua intensidade e profundidade.
Recomendo fortemente para quem aprecia histórias intrigantes e cheias de camadas. Simplesmente incrível!
Assista à resenha do canal @oqueli no Youtube
SINOPSE
Um relato fluído, fácil de ser lido e que leva você, leitor, direto ao ponto, ainda que reserve um grande final!
A narrativa de “A Janela de Babiana Trudeau” concentra-se no esforço de ligar a existência de uma inocente janela voltada para a célula central da cidade a uma série de crimes ocorridos em Santa Clara dos Cristais.
Mas não se trata — como o leitor pode ter imaginado — de mais uma história policial.
Temas contemporâneos, fortes e reincidentes povoam a vida da personagem principal, Babiana, que é um outro feliz achado do autor. Você precisa conhecê-la!
Ao ler “A Janela de Babiana Trudeau”, a sensação que fica é que o leitor também pode, da sua casa, acessar o mundo doente que Roberto Marcos retratou, vendo-o de sua janela.
Uma crônica do dia a dia, impiedosa, quase brutal, mas que existe para permitir que o mal não vença.
SOBRE A OBRA
Inspirado pelo sucesso de livros concisos, ele embarcou em sua primeira experiência no gênero narrativo, escrevendo um conto que rapidamente ganhou vida própria.
O relato evoluiu organicamente, transformando-se na novela “A Janela de Babiana Trudeau”.
Esta obra literária apresenta uma história impactante, onde uma jovem tem sua casa invadida por três homens, sendo amarrada sobre uma mesa com vista para a Praça dos Revolucionários.
Ironicamente, essa praça era o refúgio secreto da protagonista durante sua infância marcada pela violência paternal.
Enquanto enfrenta a violência dos invasores, a jovem revive os traumas reprimidos, confrontando-se com as sombras do passado.
A história se desenrola em apenas quatro horas, mas abrange décadas de dor, medo e resiliência.
“A Janela de Babiana Trudeau” é uma reflexão poderosa sobre superação, memória e a busca por liberdade.
SOBRE O AUTOR
Roberto Marcos de Jesus, natural de Belo Horizonte, é jornalista de formação.
Iniciou sua carreira como radialista, destacando-se por sua habilidade em comunicação.
No entanto, decidiu deixar a profissão para dedicar-se integralmente à sua verdadeira paixão: a escrita de romances.
Desde então, vem construindo uma trajetória como romancista, explorando histórias que capturam a imaginação e emocionam os leitores.
OBRA DO AUTOR
ONDE ENCONTRAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- A janela de Babiana Trudeau - 18 de dezembro de 2024
- O Espelho de José - 18 de dezembro de 2024
- As poesias de uma pensante II - 17 de dezembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.
Estou particularmente feliz com esta resenha. Roberto Marcos é daqueles escritores independentes que precisam ser lidos e descobertos.
Seus textos são um espetáculo da literatura e da mais alta qualidade. Parabéns por dar vez e voz ao escritor através da divulgação de “A Janela de Babiana Trudeau”. Já li outros livros dele e são igualmente incríveis.