Oferece oficinas online e gratuitas de animação

Serão dois encontros que acontecerão na próxima semana: um de Roteiro e Storyboard e outro de Direção de Arte
Visando compartilhar experiências de seus processos criativos, o diretor e roteirista sorocabano Daniel Bruson conduzirá uma oficina de Roteiro e Storyboard na próxima terça-feira (08) e outra de Direção de Arte na quarta-feira (09), ambas às 19h, online e gratuitas.
A ação é promovida por meio de seu mais recente projeto, Núcleo de Desenvolvimento de Animações e as vagas são limitadas.
Daniel Bruson, que atua como diretor de animação, roteirista, animador e artista gráfico, é reconhecido por explorar em seus trabalhos as misturas possíveis entre animação feita à mão e técnicas digitais.
Ele será responsável por ministrar as duas oficinas que acontecerão na próxima semana.
Na Oficina de Roteiro e Storyboard, que acontecerá na terça-feira (08), das 19h às 22h, Daniel vai demonstrar o processo de criação de roteiros e storyboards para audiovisual, suas funções dentro da produção, técnicas de escrita criativa, desenho e especificidades de cada formato, tudo com exemplos práticos de abordagens possíveis.
E no encontro de Direção de Arte, marcado para quarta-feira (09), das 19h às 21h, o diretor vai compartilhar exemplos práticos de trabalhos próprios e de outras pessoas, e o processo de elaboração da direção de arte para um filme de animação, por meio de esboços iniciais, artes conceituais, model sheets de personagens, desenhos de cenários, pesquisas de cores, texturas, atmosferas e outras referências, sempre com o foco na história a ser contada.
Daniel Bruson afirma estar empolgado para compartilhar suas experiências, como erros e acertos em projetos anteriores, além de exemplos práticos dele e de coisas que o inspiraram.
“Não sou perito em nada disso, mas a ideia do Núcleo é exatamente compartilhar esses processos, então essas oficinas também são a chance de ouvirmos o público e assim criarmos juntos um ambiente de aprendizado coletivo”
Daniel Bruson

Ao lado de Daniel, também integram o Núcleo de Desenvolvimento de Animações: Eliete Della Violla, artista, designer e educadora independente, e Talita Annunciato, doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), escritora e desenhista.
O Núcleo visa o desenvolvimento de três curtas-metragens (um de Daniel, um de Talita e outro de Eliette), mas que em sua primeira e atual etapa, direciona os esforços para pesquisa, roteiros, storyboards, direção de arte e dimensionamento, de modo que os projetos dos três filmes fiquem prontos para serem produzidos no futuro.
A equipe envolvida também inclui Sttefania Mendes na Produção Administrativa, Veronica Heidemann na Produção Executiva, Natasha Amaral na Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais, Rafa Lobotomia no Design e Pêu Ribeiro na Assistência de Animação.
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas por meio do formulário e as vagas são limitadas a 20 pessoas por encontro, que serão preenchidas por ordem de inscrição @nucleodanimacao
A ação faz parte da programação do Núcleo de Desenvolvimento de Animações, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas, por meio do Edital 14/2023 – Apoio às pequenas e microempresas audiovisuais
- Lysians - 15 de abril de 2025
- Daniel Bruson - 9 de abril de 2025
- Amor Além da Guerra - 28 de março de 2025

Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.