José Ngola Carlos: ‘Um bom professor é um professor-leitor!


às 03:50 AM
Ler é uma necessidade imprescindível à nossa formação académica ou profissional e à nossa atuação como professores. O professor se faz professor pela leitura constante e ponderada ou crítica. Um bom professor é um professor-leitor.
Um dos instrumentos de atuação do professor ou da professora, diga-se, um dos mais importantes instrumentos de seu trabalho, é o seu saber. Na referência ao saber, integro o conhecimento declarativo, as competências existenciais, a competência de realização ou profissional e a competência de aprendizagem. Grande parte da aquisição destes saberes dão-se pela leitura, reitera-se, leitura constante e ponderada.
Não gostar de ler pode ser apenas uma fase. Afinal, ninguém nasce já gostando das letras. Por outro lado, gostar de ler é uma cultura pessoal que pode ser cultivada com tempo, paciência, determinação e, acima de tudo, um bom plano estratégico que envolve a escolha cuidadosa de quando ler, quanto ler, como ler e o que ler.
É inegável que um professor, sem a cultura da leitura constante e crítica, é um agente passivo, parado no tempo, um tempo que já não é o seu e nem é o de seus alunos. Sob tal circunstância, o professor ou a professora se presta a perpetuação da mediocridade, na forma de um saber desatualizado, inapropriado e contra producente.
Um professor que não lê é um agente do passado que nega o presente e compromete o futuro. Por outro lado, um professor com a cultura da leitura e escrita assentes é um agente do presente, comprometido com o desenvolvimento pessoal e social seu e de seus alunos.
Nestes tempos que correm, ler já não é apenas um capricho de quem tem o tempo a sobrar. Antes, ler é uma necessidade imperativa para o auto aperfeiçoamento pessoal e profissional. Sendo uma necessidade, a cultura da leitura e da escrita é um exercício de honra para o professor ou professora.
Em termos de conclusão, ler e escrever, quando se fazem cultura, são acompanhados das seguintes vantagens:
- Um conhecimento declarativo ou conhecimento de mundo atualizado.
- Uma competência existencial, que se consubstancia na forma do saber-ser e saber-estar, aperfeiçoada.
- Uma competência de realização, compreendida como o saber-fazer necessário à atuação profissional, melhorada e
- Uma competência de aprendizagem, entendida como o saber-aprender, aguçada.
Para a sua própria honra e para o bem da sociedade em que vive e atua como professor ou professora, cultive o hábito da leitura e da escrita!
Kamuenho Ngululia
Malanje, 24 de junho de 2025
Como citar este artigo:
Ngululia, K. (2025:6). Um bom professor é um professor-leitor. Brasil: Jornal Cultural – ROL.
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Natural de Luanda (Angola) e morando atualmente em Malanje (Angola), mais conhecido no meio literário como Kamuenho Ngululia, é Doutorando em Educação na especialidade de Avaliação de Centros e Professores pela Universidade Internacional Ibero-americana (UNINI), Mestre em Educação na especialidade de Organização e Gestão de Centros Educacionais pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLÂNTICO), Licenciado em Língua e Literaturas em Língua Inglesa pela Universidade António Agostinho Neto (UAN) e Professor de Língua Inglesa no Liceu 42 – 4 de Janeiro, Malanje.


Um Professor é um excelente leitor!
Bela abordagem, mestre Ngola.
O hábito de leitura e escrita tem um impacto positivo na vida de um(a) professor(a) visto que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Uma excelente abordagem, frutos que um professor de excelência, bom leitor e com uma crítica aguçada pode produzir e chamar a atenção de nós professores sobre o que não é obstáculo. Muito obrigado professor José Ngola Carlos
Antes de mais, parabenizo o Dr Ngola pelo subsídio e dizer que hoje em dia e em particular em Angola, o professor está mais interessado com questões salariais e se esquece daquilo que é essencial: se capacitar para melhor atuação em sala de aula e servir de influência de seus alunos…