A EMEF. Coronel Esmédio, da cidade de Porto Feliz, comemorou a Semana das Crianças, de 9 a 11 de outubro, com a realização de diversas atividades envolvendo alunos, professores e comunidade
A EMEF. Coronel Esmédio, da cidade de Porto Feliz, comemorou a Semana das Crianças, de 9 a 11 de outubro, com a realização de diversas atividades envolvendo alunos, professores e comunidade. O projeto foi batizado como “Semana das nossas crianças”.
A equipe gestora percebeu a necessidade da inclusão de atividades diferenciadas, que envolvessem aspectos diversos de âmbito cultural, educacional, esportivo e artístico. A ideia surgiu devido a avaliação feita em anos anteriores, nos quais verificou-se um número excessivo de ausências de alunos na escola por conta de dois feriados seguidos, o dia 12 e 13 de outubro. Diante desse desafio, a Equipe Gestora construiu, juntamente com professores e funcionários, uma ampla grade de eventos.
Dentro da programação ocorreu o Circuito esportivo com a realização de jogos de tênis de mesa, badminton, xadrez, vôlei e futsal. Dessas modalidades, o xadrez e o badminton (jogo de raquetes e petecas) já são projetos desenvolvidos na escola. O evento contou ainda com apresentação de Ginástica Rítmica e Dança, com participantes do Projeto “Ginástica Rítmica de Porto Feliz”, realizado pela professora Rosemeire em parceria com a Diretoria de Esportes.
Na parte cultural e artística, o projeto teve aula de Dança e apresentação de filmes num “cinema” montado dentro da estrutura escolar. No aspecto educacional, os alunos da EMEF. Coronel Esmédio tiveram uma aula especial de história com a professora Sônia Bellon que realizou uma visita monitorada na Igreja Matriz e na Casa da Cultura. Os estudantes receberam ainda a apresentação dos palhaços Alegria e Feliz, do grupo “Doadores da Alegria”, de Itu, que proporcionaram às crianças um momento de descontração e lazer, recuperando o lúdico típico dos espetáculos circenses.
Os estudantes tiveram acesso a brinquedos e à piscina da escola e nesses dias o cardápio especial, com acompanhamento da Camila, nutricionista da prefeitura que prepara os cardápios das escolas.
O projeto “Semana das nossas crianças” tem por objetivo promover a interação entre alunos, professores e comunidade, bem como promover formas diferenciadas de intervenção educacional, tendo em vista que o aspecto pedagógico norteou todas as atividades.
A EMEF. Coronel Esmédio contou, para a realização desse projeto, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, por meio da Diretoria de Cultura e Esportes, bem como da Central de Alimentos da Prefeitura e de doações voluntárias da comunidade.
A equipe Gestora da EMEF. Coronel Esmédio é formada pela diretora Michelle Alexandra Alves Pinho, pela vice-diretora Mariana Gomes Genestra Romano e pelas Coordenadoras pedagógicas Selma Morro Correa e Andrea Dagmar Antunes dos Santos.
Michelle (15)99725-2580/99107-4634
Mariana (15)98161-5334
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024