Celso Lungaretti: ‘ALERTA MÁXIMO! A PRISÃO DO LULA EM MEIO A UMA MULTIDÃO DE MILITANTES SERÁ UMA PORTA ABERTA PARA O IMPONDERÁVEL!!!
Num cenário tão radicalizado quanto o brasileiro neste momento, é uma extrema insensatez darmos oportunidade para que um acontecimento nefasto entorne o caldo em definitivo, propiciando turbulências, mortes e, talvez, o retrocesso institucional que mais precisamos evitar: o início de uma nova ditadura.
Temos um governo fraco, um Congresso e uma corte suprema que não estão se mostrando à altura dos seus papéis: tudo de que não precisamos agora é de um confronto para o qual a esquerda está despreparada e inevitavelmente será desastroso para nós e perigosíssimo para o país.
Se Lula não voltar atrás da sua decisão de não entregar-se às autoridades em Curitiba, esperando que o venham prender em São Paulo, vai se criar uma situação semelhante à de 28 de junho de 1914, em Saravejo (Bósnia), quando bastava a existência de alguns irresponsáveis em meio à multidão para, com o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Fernando, ser acesa a chama que consumiria a Europa durante os quatro anos e quatro meses seguintes, causando quase 20 milhões de óbitos e preparando o terreno para o advento do nazismo e do fascismo.
Será impossível para os policiais e militantes do PT terem absoluto controle das situações que poderão advir da espetacularização da prisão de Lula, cercado por milhares de seguidores. Quem está abrindo essa porta para o imponderável será o responsável por tudo de desastroso que possa decorrer de sua decisão.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.