A posse dos novos diretores será realizada em sessão solene no dia 9 de fevereiro, às 20h, no salão nobre da entidade
No dia 13 de janeiro foi realizada a eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Gabinete de Leitura Sorocabano, para o período de 2019 /2021. O Capitão João Francisco Brotas, atual Vice-Presidente, foi eleito e será o 46º presidente da história do Gabinete de Leitura.
A nova diretoria estará assim constituída:
Presidente – João Francisco Brotas
Vice-Presidente – Laor Rodrigues
Diretor de Patrimônio – José Rodrigues de Abreu
1º Secretário – José Ademar Rodrigues
2º Secretário – Francisco Carlos Damião
1º Tesoureiro – Antonio Carlos Rubinato
2º Tesoureiro – Aparício Tarcitani
Diretora Cultural – Ivani Laís de Carvalho
Diretor Social – Silvio César de Góes Menino
A posse dos novos diretores será realizada em sessão solene no dia 9 de fevereiro às 20h, no salão nobre da entidade, localizado na Pça. Cel Fernando Prestes, 21 – Centro.
Emocionado, em relação ao novo cargo da Diretoria, o Capitão Brotas comentou: “É com muito orgulho e uma grande honra que aceitei o convite para, juntos com outros companheiros, assumir a presidência do Gabinete de Leitura Sorocabano, uma entidade com 152 anos de existência, fundada em 13 de janeiro de 1867, por Luiz Matheus Maylasky”. E destacou: “A mais antiga entidade cultural, em atividade, da região metropolitana de Sorocaba”.
Sentados: João Francisco Brotas, Laor Rodrigues. Em pé: Ivani Laís de Carvalho, Silvio César de Góes Menino, Antonio Carlos Rubinato, Luciano Viana, Mário Sergio e Francisco Carlos Damião
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

