Em novo projeto literário, Fernanda Emediato também publica guia pedagógico, material com práticas de literacia familiar, audiolivro e vídeo com interpretação em Libras
Em O morcego sem asas, de Fernanda Emediato, o sonho de um animal é voar, mas ele nasceu sem os dois membros que o permitem se mover pelo ar. Apesar de estar triste com a situação, o personagem não desiste do sonho: faz tentativas com balões, ventiladores, aviões e outros instrumentos. Até que um dia o protagonista descobre como a empatia de outra pessoa pode auxiliá-lo a alcançar o objetivo.
Com este enredo, a obra inclusiva trata sobre a importância da resiliência e de ajudar uns aos outros. A partir de um texto simples, que se complementa às ilustrações coloridas e lúdicas do designer Alan Maia, as crianças aprendem sobre perseverança, necessidade de lidar com as dificuldades, valores humanos e poder dos sonhos.
O morcego ficou triste, pois queria voar. Ele não tinha asas, não tinha balão, não tinha aviãozinho, não tinha ventilador, não tinha pássaro, não tinha floco de neve, não tinha vento. Ele não tinha mais esperanças. Ele se sentou e chorou. (O morcego sem asas, pg. 32)
O projeto tem recursos acessíveis a pessoas com deficiências auditivas e visuais. Estão disponíveis gratuitamente, nas plataformas digitais, um audiolivro e um vídeo animado com adaptação em Libras. “Meu objetivo de vida é fazer os livros infantis chegarem a todos os pequenos leitores, porque as crianças que desenvolvem o gosto pela leitura vão se tornar pessoas melhores”, explica a autora, que também é editora, professora e militante pelos direitos das crianças e da acessibilidade na literatura.
A obra conta ainda com ferramentas para auxiliar pais e pedagogos. Além de conteúdo com propostas de ações para promover a literacia familiar, também há um material de atividades para o público infantil, contação de histórias gravada, um guia pedagógico de leitura e uma versão do livro em inglês.
O morcego sem asas foi realizado com apoio do ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.
FICHA TÉCNICA
Título: O morcego sem asas
Autora: Fernanda Emediato
Editora: Troinha
ISBN: 9786588436264
Páginas: 44
Preço: R$ 29,90
Onde comprar: Amazon (versão em português) | Amazon (versão em inglês)
Conteúdos extras gratuitos:
https://biolink.info/morcegosemasa
Sobre a autora
Fernanda Emediato é escritora, editora, produtora cultural, consultora editorial, atriz e professora.
Publicou mais de 20 obras durante a carreira, como “A menina sem cor”, “Descobrindo as lendas do Brasil: um livro de folclore para crianças”, “Que bico eu tenho” e “Era uma vez um gato xadrez”.
Para reforçar o compromisso de defender o direito das crianças e o acesso à literatura infantil, costuma disponibilizar suas obras gratuitamente em versões de áudio e vídeo.
Redes sociais: Instagram | Youtube | LinkedIn | Site
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024