A 2ª Feira Literária e Cultural de Itu (FLIC) receberá Vera Eunice de Jesus, filha da autora Carolina Maria de Jesus – personalidade que será homenageada pelo evento.
A 2ª edição da FLIC de Itu receberá Vera Eunice de Jesus, filha da autora Carolina Maria de Jesus – personalidade que será homenageada pelo evento.
Ela e a pesquisadora Maria Nilda de Carvalho Mota estarão na abertura do evento, no dia 22 de setembro às 18h e participam da primeira mesa da FLIC.
Vera Eunice de Jesus e Maria Nilda de Carvalho Mota debaterão a necessidade de ampliar a produção literária de autores e temáticas daqueles que estão à margem da sociedade.
A mediação fica por conta de Maria Teresa, uma das autoras do livro ‘Carolinas’.
Para conhecer mais sobre os participantes e a programação siga o @vempraflic no Instagram.
A escritora Carolina Maria de Jesus simboliza e ilustra a necessidade de discutirmos e ampliarmos a presença da literatura denominada ‘marginal’
(feita por autores e com temáticas que abrangem locais à margem da sociedade) como forma de inclusão.
O evento, que é gratuito com atrações para todas as faixas etárias, tem como tema ‘Literatura e arte’ como instrumentos de inclusão e irá ocupar com arte o eixo histórico da cidade berço do Barroco Paulista e profundamente ligada à história brasileira.
Uma das novidades dessa edição será a possibilidade de doar, trocar e retirar livros gratuitamente e a distribuição de publicações nos bancos das praças centrais da cidade.
A iniciativa visa promover o acesso aos livros e disseminar a importância da leitura na transformação social.
O Mercadão abrigará a exposição ‘Raízes’ com obras de múltiplos artistas, a livraria ‘Vamos Ler’ e uma feira de livros com mais de 20 autores independentes (presentes na Livraria Flic) e a participação das editoras Mirante, Foxtablet e Acadil.
Já do lado externo serão montadas duas tendas nas quais ocorrerão as programações (oficinas, demonstrações artísticas e rodas de conversa).
A FLIC é patrocinada pela Arte & Fato, Colégio Anglo Itu, Fixar Digital, Grafsalto, Hotel do KK e Parla Comunicação – e conta com o apoio da Prefeitura de Itu, Livraria Vamos Ler, Itu Colonial e Abigraf.
A primeira edição da FLIC – Feira Literária e Cultural de Itu ocorreu de 19 a 22 de maio de 2022, foi um evento colaborativo que realizou a ocupação cultural do centro histórico da cidade.
Com todas as atrações gratuitas, a programação contou com palhaçaria, contação de história, slam (batalha de poesia), grafitte, samba de bumbo, capoeira, folia de reis, cinema, artes plásticas, fotografia, lançamento e venda de livros, sessão de autógrafo, mesa de conversa com autores.
Celebrando a Semana de Arte Moderna de 1922, a FLIC teve Pagu como personalidade homenageada e foi o pontapé inicial para tornar Itu um polo artístico para a região.
Itu respirou arte e cultura durante os dias do evento, que aconteceu a centenas de mãos. A FLIC contou com quem acredita na importância de democratizar o acesso à cultura, e com artistas, que a escolheram para expressar sua arte.
CONHEÇA TODA A PROGRAMAÇÃO CLICANDO NO LINK
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- A força dos ipês: mais que uma reparação - 21 de novembro de 2024
- Membrana, de Maurício Limeira - 20 de novembro de 2024
- Parte de mim vai embora - 19 de novembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.