novembro 21, 2024
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Longos dias
Últimas Notícias
O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente Longos dias

Quanta riqueza desconhecida há em cada um de nós!

image_pdfimage_print

Lina Veira:

‘Quanta riqueza desconhecida há em cada um de nós!’

Lina Veira
Lina Veira
Imagem gerada por IA do Bing - 1 de novembro de 2024 às 12:41 PM
Imagem gerada por IA do Bing – 1 de novembro de 2024 às 12:41 PM

Na saga intelectual do povo grego, há uma história que enseja lições preciosas. Os deuses do Olimpo estavam preocupados com a evolução do homem por causa de seu intenso desenvolvimento, obtido pelo uso da inteligência. De forma como o homem aprendia sobre ele mesmo e sobre a natureza, poderia, em breve, alcançar os deuses imortais. Então, Zeus, senhor dos deuses do mundo vociferou: “Vamos reagir! Vamos esconder do homem o seu talento e ele jamais nos alcançará”. Mas onde esconder o talento do homem?

Poseidon deus dos mares, sugeriu que fosse escondido nas profundezas dos oceanos; Apolo, deus da luz no topo do Himalaia; Deméter, deusa da agricultura, nas areias movediças do Saara; Hefesto, deus do fogo nos magmas vulcânicos do Vesúvio. Ares, deus da guerra, sugeriu que o talento do homem fosse escondido no desfiladeiro das Termópilas.

Impávido, o poderoso Zeus levanta-se do trono e dá o veredito: “Nada disso! O melhor esconderijo para o talento do homem é no interior dele mesmo. Ele jamais há de procurar o talento que está dentro de si”.

(Texto da revista Linha Direta – fev. de 2015 – edição 203)

Nada no mundo se compara à persistência que gera o talento que cria o desafio da ação, de ser melhor na sua arte, na dança, de aprender música ou tocar um violão, por exemplo; atividades desenvolvidas pelo treino e dedicação. Dizem até ser uma aptidão incomum que, natural ou adquirida, leva alguém a fazer alguma coisa com maestria. Já pensou em quantos talentos você tem? Ou quanto outros podes desenvolver? Já pensou que o seu propósito de vida pode ser o que você quiser.

Tão lindo isso no homem, o despertar dos seus talentos na sua vivência social, as possibilidades. Logo, não é possível encontrar o talento sem possível desenvolvimento de nossas potencialidades. Falamos pouco, lemos quase nada…

E quantos talentos ainda escondidos são perdidos sem o desenvolvimento de estímulos e uma disciplina pessoal nas próprias escolas, em família, ou grupos de amigos? Quantos adultos crescem sem perceberem seus talentos? Acredite, nada é mais comum do que gente talentosa malsucedida, já dizia Calvin Coolidge. Estimule desde cedo as crianças, elogie e presenteie mais livros físicos em suas mãos. Talvez o motivo de tanta baixa autoestima, e indivíduos carentes apesar da boa educação.

Olhar o outro sem perceber sua luz, sua estrela, é possível para a maioria das pessoas vazias, frias e egoístas, num mundo rico de potencialidades talentosas, mas pobre de realizações, apoios, autoconfiança. Porém, será que toda estrela tem talento? A poetisa Helena Kolody diz: “Todos nós temos uma estrela, alguns fazem dela um sol e outros nem conseguem vê-la”.

Que estrela é sua?

  1. Pense nas coisas que mais gosta de fazer
  • Foque nas coisas que melhor sabe fazer
  • Observe quais são seus pontos fortes e fracos

Identifique assim seus talentos. Nisso está sua excelência.

O interessante de tudo é que você tomou uma providência de ler este texto até aqui. Agora, tens um desafio, um novo pensar.

E foi naquele dia 31 de outubro de 1917 – um belo dia de primavera que ela lançou seu primeiro livro. Em voz aguda e emocionada leu sua temática, e pensou: “Como a vida, de uma hora para outra, pode virar de cabeça pra baixo, ou melhor de cabeça para cima”.


Lina Veira


Contatos com a autora

Voltar

Facebook

Lina Veira
Últimos posts por Lina Veira (exibir todos)

6 thoughts on “Quanta riqueza desconhecida há em cada um de nós!

  1. Que lindo e inspirador é o seu e a temática.
    Sim, o grande desafio é buscar dentro de si, não só os talentos, mas que ferramentas temos para alcançá-los.
    Obrigada, amiga!
    Continue nos inspirando!!!

  2. Parabéns Lina, ótima reflexão. E não é que Zeus tinha razão, o homem na sua maioria deixa seu talento escondido dentro de si mesmo. Triste realidade. Apenas alguns conseguem despertar a tempo e fazem a diferença explorando o melhor de si. Seguimos auxiliando o povo a despertar pra vida real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo