novembro 05, 2024
Arrivederci, Itália!
Onomástico
Sistema sensorial
Leitura e escrita
20.10.23
Abismo
Quanta riqueza desconhecida há em cada um de nós!
Últimas Notícias
Arrivederci, Itália! Onomástico Sistema sensorial Leitura e escrita 20.10.23 Abismo Quanta riqueza desconhecida há em cada um de nós!

Quanta riqueza desconhecida há em cada um de nós!

Lina Veira:

‘Quanta riqueza desconhecida há em cada um de nós!’

Lina Veira
Lina Veira
Imagem gerada por IA do Bing - 1 de novembro de 2024 às 12:41 PM
Imagem gerada por IA do Bing – 1 de novembro de 2024 às 12:41 PM

Na saga intelectual do povo grego, há uma história que enseja lições preciosas. Os deuses do Olimpo estavam preocupados com a evolução do homem por causa de seu intenso desenvolvimento, obtido pelo uso da inteligência. De forma como o homem aprendia sobre ele mesmo e sobre a natureza, poderia, em breve, alcançar os deuses imortais. Então, Zeus, senhor dos deuses do mundo vociferou: “Vamos reagir! Vamos esconder do homem o seu talento e ele jamais nos alcançará”. Mas onde esconder o talento do homem?

Poseidon deus dos mares, sugeriu que fosse escondido nas profundezas dos oceanos; Apolo, deus da luz no topo do Himalaia; Deméter, deusa da agricultura, nas areias movediças do Saara; Hefesto, deus do fogo nos magmas vulcânicos do Vesúvio. Ares, deus da guerra, sugeriu que o talento do homem fosse escondido no desfiladeiro das Termópilas.

Impávido, o poderoso Zeus levanta-se do trono e dá o veredito: “Nada disso! O melhor esconderijo para o talento do homem é no interior dele mesmo. Ele jamais há de procurar o talento que está dentro de si”.

(Texto da revista Linha Direta – fev. de 2015 – edição 203)

Nada no mundo se compara à persistência que gera o talento que cria o desafio da ação, de ser melhor na sua arte, na dança, de aprender música ou tocar um violão, por exemplo; atividades desenvolvidas pelo treino e dedicação. Dizem até ser uma aptidão incomum que, natural ou adquirida, leva alguém a fazer alguma coisa com maestria. Já pensou em quantos talentos você tem? Ou quanto outros podes desenvolver? Já pensou que o seu propósito de vida pode ser o que você quiser.

Tão lindo isso no homem, o despertar dos seus talentos na sua vivência social, as possibilidades. Logo, não é possível encontrar o talento sem possível desenvolvimento de nossas potencialidades. Falamos pouco, lemos quase nada…

E quantos talentos ainda escondidos são perdidos sem o desenvolvimento de estímulos e uma disciplina pessoal nas próprias escolas, em família, ou grupos de amigos? Quantos adultos crescem sem perceberem seus talentos? Acredite, nada é mais comum do que gente talentosa malsucedida, já dizia Calvin Coolidge. Estimule desde cedo as crianças, elogie e presenteie mais livros físicos em suas mãos. Talvez o motivo de tanta baixa autoestima, e indivíduos carentes apesar da boa educação.

Olhar o outro sem perceber sua luz, sua estrela, é possível para a maioria das pessoas vazias, frias e egoístas, num mundo rico de potencialidades talentosas, mas pobre de realizações, apoios, autoconfiança. Porém, será que toda estrela tem talento? A poetisa Helena Kolody diz: “Todos nós temos uma estrela, alguns fazem dela um sol e outros nem conseguem vê-la”.

Que estrela é sua?

  1. Pense nas coisas que mais gosta de fazer
  • Foque nas coisas que melhor sabe fazer
  • Observe quais são seus pontos fortes e fracos

Identifique assim seus talentos. Nisso está sua excelência.

O interessante de tudo é que você tomou uma providência de ler este texto até aqui. Agora, tens um desafio, um novo pensar.

E foi naquele dia 31 de outubro de 1917 – um belo dia de primavera que ela lançou seu primeiro livro. Em voz aguda e emocionada leu sua temática, e pensou: “Como a vida, de uma hora para outra, pode virar de cabeça pra baixo, ou melhor de cabeça para cima”.


Lina Veira


Contatos com a autora

Voltar

Facebook

Lina Veira
Últimos posts por Lina Veira (exibir todos)

7 thoughts on “Quanta riqueza desconhecida há em cada um de nós!

  1. Que lindo e inspirador é o seu e a temática.
    Sim, o grande desafio é buscar dentro de si, não só os talentos, mas que ferramentas temos para alcançá-los.
    Obrigada, amiga!
    Continue nos inspirando!!!

  2. Parabéns Lina, ótima reflexão. E não é que Zeus tinha razão, o homem na sua maioria deixa seu talento escondido dentro de si mesmo. Triste realidade. Apenas alguns conseguem despertar a tempo e fazem a diferença explorando o melhor de si. Seguimos auxiliando o povo a despertar pra vida real.

  3. Hmm it looks like your site ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say,
    I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new to everything.
    Do you have any recommendations for novice
    blog writers? I’d certainly appreciate it.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo