A Tarde Filosófica, ocorrida no dia 29 de março, foi uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Votorantim, do Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil e do autor, o qual lançou e fez a apresentação da trilogia ‘Cascata Branca’
A Tarde Filosófica festejou a cidade de Votorantim, que completará 53 anos de emancipação político-administrativa em 27 de março (1965-2018) e, também, os 10 anos de instalação do Polo UAB na cidade (2008-2018).
E o escritor angatubense (atualmente, morador em Sorocaba) Élcio Mário Pinto participou do evento, por meio de seu projeto ‘O Escritor em Todos os Cantos’, lançando a trilogia ‘Cascata Branca’, uma série de contos dedicados às crianças de Votorantim.
Com uma sala lotada por docentes da rede pública municipal, o evento foi brilhantemente conduzido pela cerimonialista oficial da Prefeitura de Votorantim, Patrícia Flosi.
Patrícia destacou a trilogia, composta pelos livros de bolso: Letras Dançantes, Uni-Duni-Ipê e Sofia, Lia, destacando que “A Literatura, valorizada que é por toda a Rede Municipal de Ensino de nossa cidade, ganha apoio e novos significados envolvendo crianças, professores e escritores”.
Os três livros foram oferecidos pelo autor às escolas da rede pública municipal de ensino de Votorantim como doação: um kit com um exemplar de cada publicação.
Prestigiando o evento, e também dando apoio ao escritor, o lançamento contou com a presença da jovem poetisa Ana Cristina Rodrigues Henrique.
Abaixo, os momentos marcantes do lançamento:
Representando o Secretário Municipal de Educação, a Diretora do Departamento de Pedagogia, Profª Gisele Gimenes, não poupou elogios ao evento e, em particular, ao autor, que atua há muitos anos na cidade como Supervisor de Ensino, pela contribuição que tem prestado à cidade, por meio da literatura.
A Cooordenadora da UAB, profª Ana Paula Bertram, apresentou um vídeo, fazendo uma retrospectiva dos 10 anos de atividades da Universidade.
De ex-aluno a tutor, Fábio expôs entusiasticamente seus trabalhos
Caique Ferraz, de 15 anos, afilhado do autor, que, em novembro de 2018, completará 5 anos como ilustrador oficial dos livros de seu padrinho.
Kátia Ribeiro, da Biblioteca Municipal de Votorantim, que se autodenomina “Semeadora de livros e ‘contadeira’ de histórias”, prefaciadora do livro ‘Uni-Duni-Ipê’
Sofia Yasmin de Araújo Bezerra, de 10 anos, e aluna da EE ‘Gumercindo Gonçalves’, em Sorocaba, prefaciadora do livro ‘Sofia, Lia!’
O autor, Élcio Mário Pinto
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,




