José Antonio Torres: Poema ‘Cataratas do amor’


A energia das águas
De tão nobres Cataratas,
Lavam tristezas e mágoas
Que ao coração maltrata.
Sua beleza sem par
Como o sabor do cupuaçu,
Não há como esquecer
As Cataratas do Iguaçu.
Vibra n’alma a alegria
De um simples forasteiro,
Que ao coração inebria
A beleza dos aguaceiro.
Quedas d’água e floresta,
Suas belezas e cores,
Trazem o coração em festa,
Celebrando os amores.
O som das águas em queda,
É como uma doce canção.
A tristeza de mim arreda
E acalenta o coração.
Minhas lindas Cataratas,
Beleza que Deus imprimiu
Com cores lindas e exatas,
No meu querido Brasil
José Antonio Torres
- Cataratas do amor - 24 de junho de 2026
- Cataratas: esplendor do Iguaçu - 11 de junho de 2026
- A janela - 29 de maio de 2026
Natural do Rio de Janeiro (RJ), é poeta, escritor e militar do Exército – reformado. Autor dos livros Um Mergulho na Alma – Reflexões Divagações, Casulo & Borboleta e Sementes de Sentimentos. Coautor em diversas Antologias, dentre as quais: Antologia Vivências: Viver é Adaptar-se – Editora Conejo e Antologia Primavera, lançada pela Academia de Letras e Artes pela Paz – ABLAP. Membro de várias Academias de Letras, dentre as quais, Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras y Artes – AHBLA; Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB e Academia Brasileira de Medalhística Militar – ABRAMMIL. Agraciado com dois Títulos Doutor Honoris Causa em literatura, um pela FEBACLA e outro pela AHBLA. Agraciado com o Título Embaixador Cultural da Paz; Embaixador Cultural Brasil África; Grande Prêmio Internacional de Literatura Luís de Camões; Prêmio Personalidade nos anos de 2022 e 2023 pela Editora Mágico de Oz, além de outros.


Meu nobilíssimo e fraterníssimo amigo JAT, seu poema descreveu as Cataratas do Iguaçu, feitas uma iguaria literária, que um forasteiro sonha em conhecer!
Sérgio Diniz, meu nobre amigo e irmão, a intenção foi de cativar e aconchegar os forasteiros das Cataratas e da minha poesia.
Um forte abraço de luz.