José Antonio Torres: ‘Resiliência’


A vida não é feita apenas de belos jardins, com flores formosas e perfumadas. Durante boa parte dela, temos que atravessar desertos, escalar montanhas íngremes e nadar com braçadas vigorosas para vencer as distâncias, os obstáculos e a correnteza contrária – que representam os nossos problemas e as nossas dificuldades – para alcançarmos os objetivos desejados.
Todo esse esforço não significa que serão sempre alcançados. É exatamente nesses momentos que precisamos redobrar nossas forças e determinação para recomeçar. É necessário que estejamos sempre determinados a caminhar e lutar para conseguir vencê-los. Não fomos criados para ficarmos estagnados. A vida é extremamente dinâmica, e quem se detém na caminhada e sucumbe às dificuldades, se perde em si.
A experiência adquirida e os obstáculos transpostos nos fortalecem. Essa força e essa determinação precisam ser empregadas sem qualquer esmorecimento. Que a resiliência seja a nossa catapulta diante das adversidades.
Ouviremos, ao longo da vida, palavras de desestímulo e, não raras vezes, nos momentos em que estamos mais fragilizados.
Diante das dificuldades, existem pessoas que poderão agir de formas diferentes. Haverá aqueles que se sentem derrotados, imersos em suas fraquezas e desânimo, e querem companhia para não se sentirem frustrados e derrotados solitariamente, e tentarão arrastar outros para naufragarem juntos. Haverá,
também, aqueles que alcançaram algum sucesso, mas que não querem assistir ao triunfo de outras pessoas que possam igualá-los ou mesmo superá-los. Esses são mesquinhos e sem um mínimo de fraternidade e respeito.
Por outro lado, existem os que lutam diariamente contra os medos, as incertezas, a insegurança e não se deixam contaminar nem abater diante de palavras negativas proferidas, para desistirem de caminhar, progredir e que pereçam estagnados na mediocridade de seus detratores. Esses são os vencedores!
Assim sendo, sejamos fortes e determinados a despeito de todas as contrariedades. Isso poderá incomodar os fracos, apáticos e mesquinhos, mas, por outro lado, poderá servir de exemplo e estímulo àqueles que querem reagir e não encontram ânimo. E para os mesquinhos e derrotistas, em vez de nos abalarmos com suas palavras infelizes e maledicentes, vamos demonstrar e transmitir-lhes ânimo e incentivo para mudarem a sua faixa vibratória e saírem do lamaçal existencial e das trevas em que vivem.
José Antonio Torres
Natural do Rio de Janeiro (RJ), é poeta, escritor e militar do Exército – reformado. Autor dos livros Um Mergulho na Alma – Reflexões e Divagações e Casulo & Borboleta. Coautor em diversas Antologias, dentre as quais: Antologia Vivências: Viver é Adaptar-se – Editora Conejo e Antologia Primavera, lançada pela Academia de Letras e Artes pela Paz – ABLAP. Membro de várias Academias de Letras, dentre as quais, Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras y Artes – AHBLA; Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Agraciado com dois Títulos Doutor Honoris Causa em literatura, um pela FEBACLA e outro pela AHBLA. Agraciado com o Título Embaixador Cultural da Paz; Embaixador Cultural Brasil África; Grande Prêmio Internacional de Literatura Luís de Camões; Prêmio Personalidade nos anos de 2022 e 2023 pela Editora Mágico de Oz, além de outros.


Meu caro amigo. Depois de ler sua publicação, enquadrei-me nas entrelinhas do texto. Identifiquei-me com a suas palavras. Em resumo, muito bem pensado e redigido. Folgo em ter quão erudito companheiro é amigo dos bancos escolar. Parabéns, mais uma vez
Murta, muito obrigado por tuas gentis palavras, pelo carinho e amizade de sempre.
É uma honra tê-lo como amigo.
Um forte abraço de luz.
Palavras de ânimo! Ótimo para reflexão e continuar nossa caminhada com foco e persistência nos objetivos da vida. E principalmente ajudar a todos que nos circundam e precisam de auxílio!
Maurício, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras.
Um forte abraço de luz.
Seu texto trás narrativa importante pra quem precisa lidar com esse contexto. Sempre tento tirar coisas boas de situações ruim e nunca me apegar em palavras e situações ruins.
Andréa, esse é o caminho.
A partir do momento em que você não se permite vibrar na mesma faixa de opiniões de baixa energia, você segue na tua estrada cada vez mais plena e servindo de baliza para os que te admiram e estímulo para os demais.
Muito obrigado pelo teu comentário.
Um beijo de luz no teu coração.
Excelente Reflexão esse Poema meu amigo, muito obrigada. O que dizer mais? Os amigos acima disseram tudo, faço minhas as palavras deles.
Parabéns e um forte abraço! Bjs.de luz no seu coração!
Em tempo: Não deixa apagar essa luz, que te inspira em cada Poema que compartilha conosco. 👏👏👏👏❤️
Anunciada, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão carinhosas.
Um beijo de luz no teu coração.
Parabéns por mais este feito, que eu classifico como um passo do viver bem, mesmo diante de momentos nebulosos ou turbulentos .
Angelo Britto, muito obrigado pelo carinho e por tuas gentis palavras.
Um forte abraço de luz.
Hoje é seu aniversário mas nós os amigos que ganhamos um presente. Vida é isso na mais pura concepção da palavra!!Altos e baixos, ganhos e perdas, alegria e tristeza e por aí vai sempre!!!Obrigado amigo!!👏👏👏
Sérgio Albuquerque, muito obrigado pelo carinho e pelo apoio de sempre.
Assim é.
Um forte abraço de luz.
Esses são os nossos “leões” diários. Há quem fuja deles resignados, e esse é o erro, e há quem os enfrentam. Vivemos em um mundo caótico, com pessoas difíceis e, infelizmente, com uma maioria de negativistas que tentam sempre nos puxar pra trás e pra baixo. Além dos problemas, temos que evitar essas pessoas também. Você fala em transmitir ânimo pra elas mas a soberba delas impede, ou dificulta, essa tentativa de ajuda.
Evandro, muito obrigado pelo teu comentário.
Sim, existem essas pessoas renitentes. Mas esse problema é delas. Só podemos gerir a nossa vida e ajudar, da melhor forma possível, a que essas pessoas tenham corajem para se melhorarem e se encontrarem.
Um forte abraço de luz.
Muito obrigada, precisava mesmo dessas palavras, parabéns.
Lídia, muito obrigado pelo carinho.
Fique bem.
Um beijo de luz no teu coração.
Esse poema disse tudo.Nao podemos desistir jamais e lutar contra os nossos dragões.Sempre lutando encontraremos nosso intento.Sejamos felizes.Mais sucesso e muita luz.
Teresa, muito obrigado pelo carinho.
Assim é.
7m beijo de luz no teu coração.
Esse texto é um estímulo para o enfrentamento necessário das dificuldades que todos encontram em suas vidas. Nem sempre sairemos vitoriosos, mas certamente mais experientes para novos enfrentamentos. Desistir? Nunca, Deus nos envia o necessário para o nosso crescimento. Parabéns amigo pelo texto.
Luiz Antônio, muito obrigado pelo carinho.
Assim é.
Um forte abraço de luz.
Teresa, muito obrigado pelo carinho.
Assim é.
Um beijo de luz no teu coração.
Toni,parabéns pelo seu aniversário! Você é o exemplo dos que são vitoriosos e se insere na sua publicasão como os resilientes que não se deixam abater pelas circunstancias que se apresentam em nossa vidas.
Ricardo, muito obrigado pelo carinho.
Meu amigo, desistir diante dos problemas, das opiniões contrárias ou dos pessimistas, não é uma opção. Confiança na própria capacidade e saber filtrar as opiniões edificantes, nos impulsionam na caminhada.
Um forte abraço de luz.
Perfeito!!! Grande abraço amigo!!!
Meott, muito obrigado pelo carinho.
Um beijo de luz no teu coração.
Que a vida retribua com luz, força e alegrias tudo o que me foi oferecido nesse texto. Sigamos com gratidão no coração e esperança nos olhos.
Querida Profª Dulce, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão gentis.
FORÇA E FÉ!
Um beijo de luz no teu coração.
Um texto forte, com um contexto forte e escrito por um autor ainda mais forte. Como sempre conseguindo transmitir uma grande mensagem e reflexão, desta vez ainda mais poderosa, sobre a resiliência e determinação diante dos desafios da vida. A metáfora dos desertos, montanhas e correntezas ilustra perfeitamente as dificuldades e percalços que as pessoas enfrentam em seu cotidiano, e trazendo assim também a superação e apoio com uma visão otimista e solidária com grande profundidade. Desta vez não foi um poema, esse grande autor não focou apenas em belas palavras ou rimas para ilustrar com graciosidade o que sonha ou o que deseja, pensa ou almeja, consegue ou se sente nostálgico, mas sim um texto focado em dificuldades e superação, sem gracejos, mas ainda assim com a delicadeza, bem mais discreta, que sempre trouxe em seus poemas e com a forte mensagem ainda mais enfatizada. Uma leitura que motiva e provoca reflexão.
Caroline Caldas, muito obrigado pelo carinho de sempre e por seu belo e profundo comentário.
Você captou exatamente a mensagem que desejei passar.
A tua sensibilidade e encantadora e me toca profundamente.
Gratidão!
Um beijo de luz no teu coração.
Você descreve bem as diversas fases da vida pelas quais passamos! Muitos desistem no meio do caminho. E foi exatamente o que aconteceu com o meu irmão, que não suportou os insucessos e desistiu da vida!
Existem pessoas muito sensíveis que não suportam os desníveis da existência. Entretanto, a sua conclusão reflete um pouco de esperança às pessoas que se sentem desiludidas de suas lutas!
Mais uma vez, sinto-me grata pelas suas palavras de incentivo. Parabéns!
Helena Masurk, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão gentis.
Infelizmente muitos se deixam abater. É triste, pois todos nós, apesar dos problemas, dos obstáculos, temos muito a realizar.
Lamento pelo que houve com o teu irmão.
FORÇA!
Um beijo de luz no teu coração.
Meu querido amigo literário. Mais uma vez nos abrilhanta com esta obra sobre as perspectivas do ser humano. Os conflitos e o equíbrio sobre nossa perseverança e a vida diária. Parabéns. Forte abraço.
Salvador, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão gentis.
Um forte abraço de luz.
Que lindo seu texto, Zé! Conseguiu passar a mensagem sobre resiliência e determinação diante das dificuldades da vida, apesar dos obstáculos. A diferença entre os que desistem e os que insistem, sem se deixar abater. Ajuda a encorajar muitos a transformarem seus desafios em oportunidades, sem ligar pra quem e o que quer nos desanimar. Pra frente é o caminho!
Luciana Caldas, muito obrigado pelo carinho.
É exatamente assim.
Sempre existirão as forças contrárias, mas precisamos, sempre, alimentar e fortalecer a força e a determinação que existem em nós.
Um beijo de luz no teu coração.
Parabéns por mais um poema muito interessante
Deus te abençoe amigo